Como os cursos online estão se tornando cada vez mais populares no Brasil

Como os cursos online estão se tornando cada vez mais populares no Brasil

22 de junho de 2022 Off Por Danielsuzumura
Compartilhar

Entenda o porquê os cursos online têm se tornado cada vez mais populares no país nos últimos anos

Com a globalização e os avanços da internet muita coisa mudou. Especialmente nos últimos vinte anos, que, além da crescente propagação da internet pelo mundo, o modo com o que fazíamos muitas coisas se transformou. A forma com que socializamos, a forma com a qual pagamos as contas sem precisar de filas apenas com um celular, e até mesmo a educação.

Os velhos moldes da educação sofreram com uma severa modificação com o boom da internet, em pouco tempo tornou-se possível aprender online de diversos métodos, centenas de plataformas surgiram no mercado disponibilizando todo o tipo de conteúdo de aprendizagem sobre uma gama de assuntos muito ampla. Os cursos online ganharam um nicho específico no mercado da aprendizagem, atraindo cada vez mais entusiastas, muitos dos quais que acreditam que a educação não pode ter barreiras.

As paredes de uma sala com horários restritos podem parecer enclausurastes para muita gente, e um limite que muitos não podem se dar ao luxo de ter. Com jornadas de trabalho longas, difícil acesso a certas instituições ou escolas profissionalizantes, tempo se tornou algo muito precioso. A possibilidade de realizar um curso online do conforto de casa ou de onde quer que esteja, sem precisar gastar horas do seu dia entre quatro paredes de uma instituição de ensino se tornou muito tentadora.

Pessoas de toda parte tem optado pelo aprendizado online, não somente pelo conforto, mas também em razão da grande variedade de cursos online que podem ser obtidos na internet. Algumas escolas profissionalizantes simplesmente não oferecem modalidades de curso tão amplas por muitos motivos diversos, limitando drasticamente as possibilidades de aprendizado em certos municípios com a grande distância.

Porque escolher um curso online?

Para quem possui uma rotina ocupada, não se pode dar o luxo de investir algumas horas de seu dia dentro de uma sala de aula. Muitas vezes, os cursos presenciais possuem cargas horárias extensas e desgastantes, sobretudo para quem trabalha por todo o dia e, raramente, consegue reservar algum tempo para o estudo. O cansaço impossibilita realizar toda essa atividade da forma que deveria ser feita, causando somente mais desgaste e pouco aproveitamento no fim das contas.

Além das cargas horaria maiores e do cansaço, o formato educacional presencial pode não funcionar para todos. É preciso encarar um fato, nos dias de hoje, muita coisa mudou, em um mundo em que o tempo se tornou cada vez mais escasso e precioso, é complicado tentar encaixar os moldes de ensino tradicionais a pessoas que cresceram junto à mudança constante das formas de trabalho e com a qual encaramos as informações, graças à internet.

As pessoas não têm buscado somente facilidades, como também procuram por meios diferentes de aprendizado que possam angariar conhecimento no seu tempo e do seu próprio modo. Muitas vezes, ter um professor por um determinado tempo dentro de uma sala de aula não significa excelência em aprendizado, muita informação pode ser perdida no processo de assimilação do conteúdo e toda a informação não pode ser sempre revista, não do mesmo modo em que foi lecionada.

Certamente, há muita a ser aprendido, e a praticidade em poder aprender no seu tempo pode ser a melhor escolha para quem possui uma agenda corrida ou que simplesmente não deseja se optar por um método convencional. Escolher um curso como os cursos online crehana pode se mostrar uma opção interessante para os que desejam ter mais controle em uma determinada área, em que antes, não havia controle algum por parte do aluno.

Curso online versus Curso presencial

Muita gente se questiona sobre a qualidade do aprendizado na hora de escolher um curso online dentre tantos disponíveis no mercado. Essa é com certeza uma preocupação crível, da mesma maneira em que se há uma preocupação na hora de escolher uma escola presencial, é preciso considerar também a instituição de ensino pela qual é disponibilizado o curso escolhido. Como por exemplo, se essa instituição fornece a você alguma certificação válida e quais os métodos utilizados de ensino escolhidos.

Não difere muito a forma na hora de optar pela modalidade online, os mesmos critérios na escolha de uma escola profissionalizante presencial podem ser utilizados, além de valores, métodos e certificação, você pode escolher uma carga horária que encaixa perfeitamente no seu tempo disponível. A vantagem maior, talvez seja o fato de não ser compulsório estar em determinado horário disposto para estudar, em um curso online, você pode simplesmente escolher o melhor momento do seu dia para se dedicar ao estudo.

Além da flexibilidade em horário, e um curso online não se perde informação no processo de ensino, tudo pode ser revisitado em formato de texto ou de vídeo. Em aulas gravadas é possível sempre rever um conteúdo não bem compreendido para que haja uma melhor absorção da informação passada pelo professor.

Esse quesito é importante e decisivo na hora de optar por um curso online ao invés de um presencial, se não entender uma explicação, não é necessário solicitar que lhe expliquem mil vezes, não há constrangimento algum em reassistir e acompanhar o texto quantas vezes for necessário. Essa praticidade é capaz de proporcionar um pouco mais de confiança e ajudar quando for necessário estudar para uma prova, por exemplo.

São muitas as comodidades oferecidas por um curso online, que para muitos, podem ser o carro chefe quando for o momento de fazer um curso e escolher a modalidade que melhor se encaixará na sua rotina. Nem só o conforto deve ser levado em conta, como também a acessibilidade.  Basta ter um dispositivo com acesso viável à internet para entrar em uma aula e dedicar um momento para instrução. É necessário levar em conta todos esses fatores no momento certo para escolher a melhor opção disponível para a sua necessidade.

Por Mariela Rodriguez


Compartilhar