Companhia de Danças de Diadema apresenta SCinestesia e Nas Águas do Imaginar no festival Dança e Movimento, em Ilhabela

17 de novembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A Companhia de Danças de Diadema apresenta dois espetáculos de seu repertório no Espaço Cultural Pés no Chão, em Ilhabela (SP), com ingressos gratuitos, integrando a programação do 23º Dança e Movimento (de 11/11 a 17/12). São eles: SCinestesia, no dia 19 de novembro (sábado, às 20h), e o infantil Nas Águas do Imaginar, no dia 20 de novembro (domingo, às 19h).

SCinestesia tem direção geral e concepção coreográfica de Ana Bottosso, que também assina a dramaturgia cênica junto com Matteo Bonfitto. E Nas Águas do Imaginartem Ton Carbones na criação e concepção coreográfica, elaborada junto com o elenco da Companhia, e Ana Bottosso na direção geral. Os espetáculos têm como intérpretes os bailarinos: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves.

A premiada Companhia de Danças de Diadema, que há 27 anos leva a dança contemporânea aos palcos do Brasil e Exterior, conta com apoio da Prefeitura do Município de Diadema, Secretaria de Cultura de Diadema e Associação Projeto Brasileiro de Dança.

SCinestesia

A montagemtransita pelo universo surrealista, associado às possibilidades de integração entre dança contemporânea, teatro, música e artes visuais. A animação surrealista “Tango”, do polonês Zbigniew Rybczynski, foi a principal inspiração para a Companhia. O títuloSCinestesia surge dos diferentes significados das palavras sinestesia (mistura de sentidos) e cinestesia (conjunto de sensações que torna possível perceber os movimentos musculares). No palco, as possibilidades se multiplicam a cada repetição de hábitos corriqueiros, que podem ser parecidos, mas nunca iguais. Como em um processo de causa e efeito, ação e reação tudo pode se modificar a partir da mínima desordem, do inesperado, do acaso da vida.

Esta apresentação foi viabilizada pelo ProAC – Programa de Ação Cultural, Edital Dança / Circulação, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estado de São Paulo.

FICHA TÉCNICA | SCinestesia – Direção geral e concepção coreográfica: Ana Bottosso. Dramaturgia cênica: Ana Bottosso e Matteo Bonfitto. Assistência de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Assistente de ensaio: Zezinho Alves. Concepção musical: Luciano Sallun. Cenografia e adereços cênicos: Júlio Dojcsar. Figurinos: Bruna Recchia. Iluminação: Alexandre Zulu. Confecção de figurinos:Zezé de Castro. Art designer: Tono Guimarães. Professores de dança clássica: Márcio Rongetti e Paulo Vinícius. Professor de dança moderna:Reinaldo Soares. Professores de dança contemporânea:Ana Bottosso e Ton Carbones. Condicionamento físico: Carolini Piovani. Orientação em Yoga: Daniele Santos. Professor de View Points: Bruno de Oliveira. Improvisação:Daniela Moraes. Assessoria de imprensa:Verbena Comunicação. Assistência de comunicação: Cristina Ávila. Assistência de produção e sonoplastia: Jehn Sales.

Nas Águas do Imaginar

Nas Águas do Imaginar é uma viagem lúdica pela imaginação. No enredo, uma criança é surpreendida, na hora de dormir, por seres fantásticos que surgem no quarto, instigando sua imaginação. Ávida pela diversão, ela se arma de coragem e muita criatividade para embarcar nessa viagem ao mundo do imaginar.

A viagem começa quando a criança se ajeita para dormir. As roupas jogadas pelo quarto vão ganhando vida, dançando e se organizando. Como se estivesse sonhando ela sai da cama, os objetos do quarto se transformam e a aventura começa. Surgem Piratas engraçados e atrapalhados; uma Polvo aparece junto com agitadas criaturas Siamesas; um Caçador e uma Sapa planejam roubar a imaginação da criança, ajudados por seres misteriosos, deslizantes e muito suspeitos; no fundo do mar, um navio é comandado pela capitã Polvo e seus Piratas. Enquanto a criança se diverte com brinquedos que ganham vida, transformações mágicas, amigos imaginários e personagens que emitem sons curiosos, o caçador coloca em prática o plano de roubar sua imaginação, mas ele não contava com a astúcia das Siamesas que mostram que a imaginação não pode ser roubada.

FICHA TÉCNICA | Nas Águas do ImaginarDireção geral: Ana Bottosso. Coreografia: Ton Carbones e elenco. Assistência de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Assistência de ensaio: Zezinho Alves. Concepção musical: Luciano Sallun. Concepção figurino: Salomé Abdala. Cenografia e adereços: Ateliárea – Daniel Sapiência e Paula Martins. Desenho de luz: André Prado, Ton Carbones, Ana Bottosso. Iluminação: Alexandre Zulu. Assistência de produção e sonoplastia: Jehn Sales. Professores de dança clássica: Márcio Rongetti e Paulo Vinícius. Professores de dança moderna: Reinaldo Soares. Professores de dança contemporânea: Ana Bottosso, Ton Carbones. Professor de view points: Bruno de Oliveira. Condicionamento físico: Carolini Piovani. Orientação em yoga: Daniele Santos. Professora convidada / improvisação: Daniela Moraes. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Assistência de comunicação: Cristina Ávila.

Serviço

Companhia de Danças de Diadema

19 de novembro. Sábado, às 20h.

Espetáculo: SCinestesia

Duração: 60 min. Recomendação etária: 12 anos.

20 de novembro. Domingo, às 19h

Infantil: Nas Águas do Imaginar

Duração: 60 min. Recomendação etária: Livre.

23º Dança e Movimento

Local: Espaço Cultural Pés no Chão

Rua Macapá, 72 – Barra Velha. Ilhabela/SP

Ingressos: Grátis – Retirar 1h antes das sessões.

www.ciadedancas.apbd.org.br | youtube.com/ciadedancasdediadema

Facebook: @companhiadedancas | Instagram: @ciadedancasdiadema

Verbena Com,.


Compartilhar