​Confiança em um novo tempo motiva a Fenae na busca por conquistas para a Caixa e seus empregados

​Confiança em um novo tempo motiva a Fenae na busca por conquistas para a Caixa e seus empregados

3 de janeiro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Banco público, com políticas sociais de volta, mais direitos e conquistas para os empregados vão pautar as ações da Federação a partir de 2023 no governo Lula

Brasília, 03/01/2023 — Esperança é a palavra da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) para 2023. Depois de cerca de sete anos de resistência contra os ataques aos direitos dos empregados da Caixa e de destruição das políticas sociais no país, um governo democrático e de valorização dos trabalhadores aponta como esperança no futuro.

Não vai ser fácil, observa Sergio Takemoto, presidente da Federação. “Os grupos de trabalho durante a transição entregaram um diagnóstico da situação do país nesses quatro anos de Jair Bolsonaro. É um cenário de destruição – na educação, na saúde, na habitação e em tantas áreas fundamentais para viver dignamente no Brasil”, avaliou. “Por isso a luta vai continuar. E a Caixa será fundamental para superar muitos desafios e reconstruir o país”, afirmou.

E a Fenae está pronta para ajudar a construir este caminho para um país mais justo, menos desigual, com oportunidades e garantia de uma vida digna para a população brasileira. Durante os governos de Michel Temer (2016 a 2018) e Jair Bolsonaro (2019 a 2022), a Fenae atuou no enfrentamento contra as privatizações e todas as ameaças de sucateamento do maior banco brasileiro em número de clientes e oferta de crédito. A estatal foi atacada em várias frentes – desde a venda das subsidiárias como estratégia para fatiar o banco, na falta de investimento em tecnologia, na geração de resultados a partir da venda de ativos, enxugando o patrimônio da Caixa. 

No entanto, a resistência da Fenae, de diversas entidades e apoio de parlamentares manteve a integridade do banco, que está de pé para operar as políticas públicas que vão contribuir para ajudar a população, desenvolvimento do país, a geração de emprego e renda. O presidente da Fenae cita a reestruturação dos programas Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida para que voltem a marcar com histórias felizes a vida de milhares de famílias.

O ataque aos trabalhadores e aos seus direitos conquistados, como a Funcef e o Saúde Caixa, também foram constantes durante estes anos – resoluções, normas, medidas provisórias e outros subterfúgios foram lançados para enfraquecer a classe trabalhadora e suas conquistas. 

“Mas resistimos. A força da mobilização dos trabalhadores impressiona – mesmo em uma realidade devastadora, mantivemos conquistas graças a nossa força e capacidade de luta”, destaca Takemoto.

Com a defesa dos empregados em seu DNA, a Fenae vai em busca de novas conquistas, como novas contratações, melhores condições de trabalho, sistemas operacionais modernos e ágeis e a garantia de um plano de saúde de qualidade e de previdência seguro. 

A Fenae continua abraçada à luta das mulheres do banco por respeito, condições dignas de trabalho, saúde mental e igualdade de direitos. A gestão de medo, de assédio moral e sexual do ex-presidente Pedro Guimarães e de outros executivos deixou uma marca a ser lembrada para nunca mais se repetir. 

Imprensa Fenae


Compartilhar