Congresso aborda Inteligência Artificial e tecnologia BIM nos municípios do MS

Congresso aborda Inteligência Artificial e tecnologia BIM nos municípios do MS

19 de março de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Campo Grande sedia nesta semana o principal encontro estadual de tecnologia para Prefeituras

A tecnologia BIM, que passou a ser exigida em projetos governamentais a partir da nova Lei de Licitações (14.133/2021), pode ajudar a reduzir custos e permitir uma contratação de compras públicas de forma mais inteligente. É o que destaca o engenheiro civil, Fernando Schettini, um dos palestrantes confirmados no 2.º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, que acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de março, no CREA em Campo Grande. 

Segundo o especialista, a adoção da ferramenta pode potencializar a tomada de decisão e melhorar a fiscalização de obras públicas, fazendo com que a digitalização de setores como Arquitetura e Urbanismo impactem na gestão de uma cidade. “O BIM é estruturar cadernos e recomendações para que o setor de licitação faça compras mais assertivas, seja de projeto, obras, manutenção ou operação. O BIM potencializa a capacidade de simular novos cenários, possibilitando que eu faça vários testes em cima de um projeto”, resume.

Schettini explica que a utilização da tecnologia BIM na esfera pública requer a estruturação de um setor, contratação de software, treinamento, equipamento e nomeação de profissionais. “Tem todo um arranjo político social. O BIM é uma palavra de um conjunto de ações. Juntamente com os setores de Planejamento Urbano e de TI, esse setor de construção digital permite organizar a casa para que eu possa prever situações. Ele pode potencializar a tomada de decisões de um prefeito”, disse Schettini. “É muito importante que esse mundo de BIM não fique fadado ao mundo virtual, deslocada da engenharia e arquitetura. É extremante importante que esse núcleo de inovação também possa provocar o setor acadêmico para fazer testes práticos que gerem economia”, completa.

A Inteligência Artificial é outro tema em destaque no principal encontro de tecnologia para Prefeituras. O prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, destaca o uso de IA na Saúde Municipal, enquanto o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo, apresenta as ações dentro do programa Ribas Digital e como a aplicação de IA irá contribuir com o monitoramento em tempo real do transporte escolar do município. “O território de Ribas corresponde a 80% do estado de Sergipe, que é o menor estado brasileiro e temos mais de 100 linhas de transporte escolar. Todos os veículos do transporte escolar já eram rastreados. Com esse novo projeto, haverá um grande painel de monitoramento e qualquer desvio no trajeto será alertado. Isso vai trazer mais segurança para os nossos estudantes e mais economia aos cofres públicos”, conta o prefeito.

Promovido pela promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Campo Grande por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), o 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes irá reunir prefeitos, gestores e servidores para tratar sobre o impacto da transformação digital no desenvolvimento socioeconômico dos municípios. As inscrições são gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas. 

Além de políticas públicas e modelos implantados nos municípios, no encontro os gestores terão acesso às soluções desenvolvidas pela iFractal, Inovvati Tecnologia, IGTECH, Sistema Traz Valor, Binär Tech, Portal de Compras Públicas, VoxCity e Gênesis Tecnologia. O evento tem apoio institucional da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL).

Serviço:

2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes

21 e 22 de março de 2024 – Campo Grande

Local: CREA – MS

Endereço: R. Sebastião Taveira, 268 – São Francisco – Campo Grande (MS)

Início: 08h (Horário Local)

Inscrições gratuitas para servidores públicos: sympla.com.br/rcd

Informações pelo imprensa@redecidadedigital.com.br ou pelo WhatsApp (41)3015-6812

Rede Cidade Digital


Compartilhar