Conheça as profissionais da Costa Leste que disputam a final do 2º Desafio das Merendeiras

Conheça as profissionais da Costa Leste que disputam a final do 2º Desafio das Merendeiras

28 de outubro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Etapa estadual da competição promovida pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, será na terça-feira (31), em Campo Grande

Com panelas e aventais, as merendeiras possuem papel fundamental na vida escolar dos estudantes. E, para dar mais significado na importância dessa profissão e fomentar a agricultura familiar nas cidades, de julho a outubro, essas profissionais disputaram a etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Ao todo, 24 municípios inscritos, pertencentes ao programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com as Prefeituras Municipais, participaram da ação e, assim, foram selecionadas as melhores receitas que agora farão parte da grande final.

Os pratos foram confeccionados com itens da agricultura familiar e os três melhores serão escolhidos na noite da próxima terça-feira (31), no Gran Murano Buffet, em Campo Grande, com transmissão ao vivo, no canal do Sebrae no Youtube, por meio do link FinalDesafioEstadualDasMerendeiras2023.

O evento é organizado pelo Sebrae/MS e conta com o apoio do Sistema Fecomércio, por meio do Senac MS. No mesmo dia, pela manhã, no prédio do Senac Turismo e Gastronomia, as participantes serão divididas em dois grupos para preparar as receitas e apresentá-las a uma banca de jurados composta por cinco avaliadoras. Já no período noturno, será promovida a cerimônia de premiação.

Dos profissionais que representam os municípios participantes da disputa, quatro deles são da Costa Leste de Mato Grosso do Sul: Água Clara, Inocência, Ribas do Rio Pardo e Santa Rita do Pardo. Conheça quem são as merendeiras dessa região que disputam a final:

Água Clara – Merendeira Maria Idauva da Silva com a torta de batata enriquecida

Com 30 anos de experiência na cozinha e quase dois anos como merendeira, a vencedora Maria Idauva da Silva diz que não imaginava ganhar a etapa municipal. “O workshop foi 10. Eu não imaginava ganhar, eu só queria participar, mas ganhei. Foi ótimo! Usar os produtos da agricultura familiar ajuda a dar mais cor na alimentação das crianças, fica mais rica, mais saudável, não só arroz branco e feijão, dar alimentos mais nutritivos, porque as crianças precisam”, finaliza a merendeira.

Inocência – Merendeira Eduarda Moura Godoi Lopes com purê de batata ao molho à bolonhesa

Já para a merendeira ganhadora Eduarda Moura Godoi Lopes é muito gratificante o reconhecimento, pois ela nunca havia participado de um concurso e teve o privilégio de participar na edição do ano passado, ficando em segundo lugar na etapa municipal. “Me dedico cada dia mais para trabalhar em prol de nossas crianças! Fico muito feliz em saber que nós merendeiras somos importantes para o desenvolvimento escolar e da criança”, declara a vencedora.

Ribas do Rio Pardo – Merendeira Walquíria de Luna Telles com bolo de arroz nutritivo

A vencedora da etapa municipal de Ribas do Rio Pardo, Walquíria de Luna Telles, relata como foi produtivo ter participado do workshop e a emoção em ganhar o prêmio. “Eu trabalho há três anos como merendeira, e o workshop ontem foi maravilhoso, aprendemos várias técnicas que pudemos utilizar sobre nutrição e alimentação natural, por exemplo. As minhas pernas tremeram, eu fiquei calma no início, mas no final eu já estava bem apreensiva, aí o chefe Paulo me tranquilizou e consegui levar essa”, enfatiza a merendeira.

Santa Rita do Pardo – Merendeira Valdecir Alves da Silva Magrini com arroz carreteiro

Desde 2003, a finalista de Santa Rita do Pardo, trabalha como merendeira e se sente muito lisonjeada em fazer parte da vida dos alunos. “Agradeço a Deus por essa oportunidade, fiquei muito feliz mesmo. Eu gosto de ver o rostinho das crianças quando a gente faz o prato que eles mais gostam”, revela a merendeira Valdecir Magrini que ganhou a etapa municipal de Santa Rita do Pardo com a receita de arroz carreteiro.

SEBRAE/MS


Compartilhar