Conheça os golpes frequentes ao usar aplicativos de transporte para enviar encomendas

11 de fevereiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

ESET alerta sobre fraudes relacionadas à entrega de encomendas e fornece recomendações para minimizar os riscos

São Paulo, 11 de fevereiro do ano 2022 – Nos últimos anos, cresceu a adoção de aplicativos de transporte que, com a pandemia, começaram a ganhar força como serviço de entrega de encomendas. Embora isso tenha ajudado muitos empresários que encontraram uma alternativa para fazer suas entregas com rapidez e facilidade, diversas fraudes também foram relatadas e, além disso, a maioria dos serviços de transporte não se responsabiliza pelos itens enviados. Por isso, a ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, compartilha algumas recomendações para minimizar os riscos de engano.

Diferentes tipos de golpes relacionados ao envio de pacotes por meio de aplicativos de transporte foram relatados. Abaixo, a ESET compartilha alguns exemplos de casos pesquisados:

  • Golpes de engenharia social: casos em que o cliente não é informado sobre o tipo de serviço que fará a entrega da encomenda e o motorista o engana dizendo que sua viagem foi por “uma agência” e que, devido à forma como digitou o endereço, perdeu muito tempo e, portanto, deve ser compensado pagando-lhe mais. Em alguns casos, ameaçando não entregar o pacote caso não seja entregue um valor superior ao acordado.
  • Golpe de item perdido ou roubado: no Twitter, diferentes usuários publicaram casos em que foram enganados. Entre eles, um mencionou que um motorista substituiu o conteúdo do pacote por um item pesado para que o destinatário não suspeitasse do furto.
Y2TPQngIJBU3c1Pxd3lmZyHUyS79TpZHAH6arWpuHkAPE_9lmP6evE2SaAVaegCaLHoomIdU8t2mVXHqd5ey3UbUj6wiyNr7TqMLw198PD8ksq7_nvKB2v59EVkCww
Oqt8z7ChJV0wjLaipXbRGeS0V_oxGiyZylzmNFm55rtDV0piz6M4kFS6wOhDCnREyluJfXvFU6xHYCOHaJKMdyyu2J8UA6tR8V_XKYWxbtVLUCGFJ5bCYVQNKGkbKA

Os usuários denunciam pelo Twitter que foram enganados usando um aplicativo de transporte para enviar encomendas.

  • Golpes de perfis de motoristas falsos: alguns países reportaram vários casos de motoristas de aplicativos de transporte que utilizaram perfis falsos para roubar clientes/usuários.

A realidade é que a maioria dos que utilizam estes serviços para envio de encomendas tiveram boas experiências, mas é importante conhecer os riscos para avaliar melhor a decisão, sabendo que não existe seguro contra perda de conteúdo. Ao utilizar um serviço de transporte, você tem controle sobre fatores como GPS, carteira de motorista, placa do carro, entre outros. Mas quando eles começam a ser usados ​​como serviço de entrega ou encomenda, é importante se perguntar: Será que o pacote nunca chega? O que acontece se o item sofrer um incidente? Existe uma maneira de seguir o caminho do pacote do lado do cliente? Com essas respostas estaremos mais bem preparados para avaliar se a aplicação em questão é a melhor opção e quais são os riscos”, comenta Sol Gonzalez, Pesquisador de Segurança da Informação da ESET América Latina.

Alguns aplicativos possuem um ID para que tanto o comprador quanto a pessoa que envia o pedido possam ver em tempo real onde o motorista está e verificar se o pacote está a caminho. A maioria das informações esclarece que eles não têm seguro para os itens que não são enviados e que não são responsáveis ​​pela perda dos itens, ou que o item vem diretamente do motorista.

Além de conhecer as opções oferecidas pelo aplicativo, destaca-se a importância de verificar informações como a reputação dos motoristas.

A ESET compartilha os seguintes tópicos para evitar esse tipo de golpe:

  • Esclarecer ao cliente por qual meio será feito o envio; isto é, o serviço de encomendas.
  • Quando o item for entregue ao motorista, compartilhe imediatamente o rastreamento também com o cliente.
  • No caso de ser o cliente, revise o artigo imediatamente após o recebimento para fazer uma reclamação, pois esses aplicativos não possuem seguro.
  • No caso de sofrer um golpe, prossiga com a reclamação do motorista através do aplicativo.
  • Baixe apps de lojas oficiais, pois é possível encontrar outras opções que prometem ser os apps legítimos, mas depois acabam sendo falsos e realizam alguma ação maliciosa no dispositivo do usuário.

Para saber mais sobre segurança da informação, visite o portal de notícias da ESET: 

https://www.welivesecurity.com/br/

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite www.eset.com/br ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter.

Copyright © 1992 – 2022. Todos os direitos reservados. ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes e marcas são marcas registradas de suas respectivas empresas.

About Com,.


Compartilhar