Conheça os quadrinhos do Canal Reload que transformam notícias em histórias desenhadas

7 de abril de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Os ilustradores oficiais do Canal Reload, Fernando Rocha e Nathan Albrecht, falam da experiência de transformar notícias da atualidade em HQs feitas em formato para Instagram.

Na última quarta-feira, dia 23 de março de 2022, o Canal Reload lançou mais uma HQ inédita em seu perfil do instagram @canalreload, dessa vez a partir de uma reportagem da Agência Pública sobre as consequências de um dos maiores crimes ambientais já ocorridos no Brasil: a tragédia de Brumadinho (MG).

A HQ feita pelo ilustrador Fernando Rocha Aguiar pode ser acessada em www.instagram.com/p/CbuwWbFp5Kz e apresenta dados de uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais que demonstram que 28,9% da população atingida pela barragem em Brumadinho, sofre de depressão atualmente. 

A ação faz parte de uma série de HQ’s feitas especialmente para o Canal Reload pelos ilustradores Fernando Rocha (@fernandorochaaguiar) e Nathan Albrecht (@cartoonates), que abusam da criatividade e da sensibilidade para transformar notícias reais, que tratam de temas complexos, em desenhos criativos e esclarecedores. 

Com um tom informativo, os quadrinhos transitam por temas como a educação e o combate à evasão escolar, as pautas e a luta LGBTQIA+, o combate a violência de gênero, o racismo estrutural, a preservação do meio ambiente, a resistência dos povos originários do Brasil, entre outros. E atingem muita gente, já que o Canal Reload se conecta com mais de 50 mil seguidores de todo o Brasil. 

Nathan Albrecht, de 22 anos, profissional de Marketing e Ilustrador de Curitiba, é um homem trans apaixonado por contar histórias que prezam pela inclusão e diversidade. E foi contando a sua própria história que ele viralizou nas redes e foi convidado a integrar o time do Canal Reload, em 2020.

Desde então, passou a ilustrar histórias como a da apresentadora Ariana Paes que sofreu transfobia no período em que era apresentadora da TV Maskate, em Manaus (www.instagram.com/p/CYEdCuAhX5j/), a de Mariza e sua filha, com um relato emocionante sobre Alzheimer Precoce (www.instagram.com/p/CXyb-33Fp0o/) ou o caso de Bia, que contou os horrores que a levaram a se refugiar na Itália para fugir da violência no Brasil, algo que a acompanhava por ser uma mulher trans (https://www.instagram.com/p/CXgY1nrIBRn). 

“Contar histórias impactantes e transformar essas notícias em HQs é uma oportunidade de ouro, e me sinto fazendo a diferença na vida das pessoas”, comenta Nathan, que também relatou em uma HQ a experiência dele e de seu amigo Caê, que é jornalista e homem trans, com o trajeto da mastectomia ou cirurgia de retirada de mamas (www.instagram.com/p/CaCn01_sKwq/)

“Ser uma pessoa trans no país que mais mata pessoas trans no mundo não é uma vivência fácil, e saber que existem pessoas que se interessam pela nossa jornada, nos dá muita vontade de continuar vivendo e mostrando onde podemos chegar. Sou extremamente grato por essa oportunidade”, finaliza Nathan.

O Canal Reload conta também com as ilustrações de Fernando Rocha Aguiar, 36 anos, que vive em Santos -SP e há 7 anos desenvolve projetos autorais de ilustração e histórias em quadrinhos para o mercado publicitário, além de ser o autor da página Arte Contra o Sistema (@artecontraosistema). Formado em história pela Universidade Católica de Santos, possui especialização em Documentação Museológica pelo Comitê Internacional de Documentação (CIDOC), além de ser Técnico em Design Gráfico e Desenho Artístico. 

Entre os quadrinhos feitos pelo ilustrador, estão as histórias do ativista da comunidade LGBTQIA+ Rosinaldo Rodrigues, que foi assassinado em Manaus (www.instagram.com/p/Ca4rnATMp9u/) e do pescador Carlos Antônio Bezerra dos Santos, que vive há 30 anos debaixo das pontes do Recife (www.instagram.com/p/CZej0P1szfz/). 

São dele também as ilustrações das séries Vozes das Ruas (www.instagram.com/canalreload/guide/vozes-das-ruas/17929934545707095/) que relata a vida de pessoas em situação de rua, e Depois das Grades, com relatos de pessoas que passaram pelo cárcere (www.instagram.com/canalreload/guide/depoisdasgrades/17903672980679706).

“Começar a trabalhar junto à equipe do Reload foi muito especial pra mim pois sempre acompanhei a mídia independente. Acredito que o trabalho desenvolvido pela mídia alternativa contribui muito para o fortalecimento de uma massa crítica de oposição ao caos social, político e econômico que o país atravessa. Nesse sentido, o RELOAD é uma escola, onde tenho liberdade artística total para interpretar os conteúdos das reportagens e transformá-las em um formato de narrativa sequencial por meio das HQS”, comenta Fernando

O Reload é um canal de notícias jovem que produz conteúdo a partir das reportagens e checagens de 10 organizações jornalísticas: Agência Lupa, Agência Pública, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Marco Zero Conteúdo, O Eco, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil.  Juntas, elas têm mais de 100 prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Gabriel García Márquez, Prêmio Rei da Espanha e um Leão de Bronze do Festival de Cannes

O projeto foi uma das iniciativas ganhadoras do Google News Innovation Challenge em 2019, projeto do Google News Initiative, e contou também com apoio da Fundação Ford no Brasil. Em 2022, o projeto foi selecionado para o YouTube’s Sustainability Lab, que tem o objetivo de apoiar organizações de notícias a desenvolverem modelos de negócios sustentáveis em vídeo na plataforma.

Mais informações em @canalreload no Instagram, TikTok, Twitter e também no Youtube.

SERVIÇO: Confira as últimas HQ’s do Canal Reload 

A Luta de trabalhadores de Brumadinho: www.instagram.com/p/CbuwWbFp5Kz

Meu corpo político quer viver em paz: www.instagram.com/p/CaCn01_sKwq/

Apresentadora Ariana Paes sofre transfobia em Manaus: www.instagram.com/p/CYEdCuAhX5j/

Alzheimer Precoce – Um relato de quem convive com a doença: www.instagram.com/p/CXyb-33Fp0o/

Fugindo da Transfobia – Uma brasileira refugiada na Itália: www.instagram.com/p/CXgY1nrIBRn/

Ativista Rosinaldo Rodrigues, assassinado em Manaus: www.instagram.com/p/Ca4rnATMp9u/

O pescador que vive há 30 anos debaixo das pontes do Recife: www.instagram.com/p/CZej0P1szfz/

Série: Vozes das Ruas: www.instagram.com/canalreload/guide/vozes-das-ruas/17929934545707095/

Série: Depois das Grades: www.instagram.com/canalreload/guide/depoisdasgrades/17903672980679706

Por Luciana Gandelini


Compartilhar