Consórcio milho safrinha-braquiária é potencializado com tecnologia biológica beneficiando o solo e o agricultor

15 de novembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Trabalho que apresentou resultados foi vencedor da segunda etapa do Desafio Microbioma Brasil (DMB) 2022

A segunda etapa do Desafio Microbioma Brasil (DMB) 2022, realizado pela Microgeo, empresa 100% brasileira do setor de biológicos, analisou experimentos de consultores inscritos na região do Cerrado Oeste. O trabalho vencedor da fase analisou o efeito do adubo biológico produzido com Microgeo® na relação solo-planta na cultura do milho safrinha consorciado com Brachiaria ruziziensis.

Pesquisas já apontam que a produção consorciada é uma alternativa para reforma ou implantação de novas pastagens. Além disso, a braquiária é essencial para aumentar a exsudação e formação do sistema radicular. As raízes profundas e intensas da braquiária favorecem a absorção e retenção de água no solo por um maior período de tempo, além de ser uma entrada de carbono no solo, que é uma fonte de nutrientes para os microrganismos e extremamente positivo para a cultura consorciada.

Esses resultados já conhecidos foram potencializados com o uso do Adubo Biológico produzido com Microgeo®. A restauração do microbioma do solo é essencial para a manutenção da biodiversidade e os reflexos se dão na parte estrutural da planta e consequentemente incrementando as produtividades.

“O DMB e essas pesquisas são essenciais para que produtores conheçam novas formas de manejo”, opinou o Dr. Edicarlos Damacena de Souza, pesquisador da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), que foi banca do Desafio este ano.

Marcelo Pastorello, consultor autor do trabalho vencedor, contou que já conhece os benefícios do Microgeo® há bastante tempo, mas que esse ano inseriu em seu campo de pesquisa, localizado em Alta Floresta (MT). “Tivemos uma resposta muito boa no experimento. É um produto de ótima resposta para todas as culturas e que vem para somar com a nossa agricultura e com a produtividade. Estamos com ótima expectativa para a final nacional do desafio”, disse o consultor.

Lucio Rodrigues Nunes, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da Microgeo, lembrou que existem diversos produtos biológicos no mercado com ações específicas, mas que mesmo assim, em diversos casos, a Biotecnologia Microgeo® tem apresentado incrementos superiores. “Vemos que o Microgeo é superior mesmo comparando com a especificidade de outros produtos e sua sinergia com estes potencializa ainda mais os resultados. Isso porque ele possui mais de 500 grupos diferentes de microrganismos além de uma quantidade considerável de ácidos húmicos e fúlvicos, por isso vemos o sistema produtivo potencializado, e em muitos casos 1+1 acaba sendo 3”, comemora.

O Desafio Microbioma Brasil, que está em sua terceira edição, é inspirado no “Plant Microbiome Symposium”, e visa, através de trabalhos de pesquisas de campo, obter os melhores resultados com o uso do Adubo Biológico produzido com Microgeo®. Voltado às Instituições de Pesquisa e Consultores do ramo do Agronegócio, o DMB contém etapas regionais e a nacional. Os ganhadores regionais participam da etapa nacional. O vencedor nacional participará do Plant Microbiome Symposium 2023, numa viagem com tudo pago pela Microgeo. Para saber mais, acesse: https://www.microgeo.com.br/desafio/#desafio.

Sobre a Microgeo

Fundada no ano de 2000, na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa 100% brasileira do setor de biológicos, com foco na produção e comercialização da inovadora tecnologia MICROGEO® – um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico através do Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC®). A solução é a única no mercado que maneja e restabelece o microbioma do solo, e está presente em todos os estados do Brasil, além dos países vizinhos, como Paraguai e Uruguai. O adubo biológico produzido com Microgeo pode ser aplicado via pulverização, fertirrigação, independente das condições climáticas em conjunto com outros insumos como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes. Para saber mais, visite www.microgeo.com.br

Alfapress Com,.


Compartilhar