Consultor elenca as 10 características de um bom líder em tempo de crise
21 de abril de 2021A pandemia de covid trouxe muitas mudanças que impactaram inclusive as relações de trabalho. A restrição imposta pela quarentena fez as empresas adaptarem seu modelo de produção e o home office foi um desafio que atingiu a todos os funcionários, mas principalmente as lideranças, que tiveram de repensar suas formas de gestão. “Nesse contexto, os líderes devem ter em mente 10 características que podem ajudar a vencer os desafios impostos: ética, lealdade, generosidade, firmeza, pontualidade, altruísmo, disposição, conhecimento, resiliência e moderação”, afirma o consultor de executivos Wagner Thiele.
O papel de um líder é fundamental para dar segurança à equipe e manter um bom relacionamento entre todos. “É desafiador comandar um time a distância, por isso, um líder precisa ter firmeza, generosidade, conhecimento, disposição e ética”, diz.
O consultor, que treina executivos e líderes de grandes corporações, explica que o maior desafio é manter o engajamento dos funcionários. Segundo Thiele, a ética é fundamental para que o líder seja fiel a princípios, assim como a generosidade o faz ter empatia e entender mais claramente o papel de cada um. “Em momentos de crise, precisamos transcender a visão corporativa e enxergar o lado humano nas relações de trabalho”, afirma Thiele.
A empatia e a ética, ensina o consultor, são a chave para acolher a equipe e extrair o melhor de cada um. “A firmeza é o que vai dar a segurança aos comandados, e a disposição vai incentivar os funcionários a darem o seu melhor”, completa.
O conhecimento é fundamental para encontrar soluções às limitações e para motivar o grupo. “Um líder que sabe exercitar essas características faz a diferença em tempos de crise e fica mais fácil passar pelos momentos mais duros. Uma liderança que tem essas habilidades conhece bem a si mesmo e consegue enxergar e entender o outro e conduz a equipe com bom senso e tranquilidade, essenciais para esses tempos de dúvidas”, afirma Thiele.
Wagner Thiele é consultor de executivos