Consultório na Rua: Atibaia promove atendimento para população em situação de rua

Consultório na Rua: Atibaia promove atendimento para população em situação de rua

2 de junho de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Atividades funcionam de forma itinerante; Atibaia é o primeiro município da região bragantina a contar com esse serviço

Em mais uma ação para melhorar o atendimento de saúde no município, a Prefeitura de Atibaia implementou o Consultório na Rua, modalidade de serviço de atenção primária à saúde para a população em situação de rua, por meio de um veículo que realiza suas atividades de forma itinerante.

Atibaia é o primeiro município da região bragantina a contar com esse serviço.

Equipe multiprofissional

O Consultório na Rua possui uma equipe multiprofissional formada por Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde e Motorista.

A atividade funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h (horário com possibilidade de modificação de acordo com a demanda), garantindo atenção à saúde para esse grupo populacional que se encontra em condições de vulnerabilidade.

Lançamento

O prefeito Emil Ono esteve no lançamento do Consultório na Rua e destacou a importância do serviço itinerante.

“Esse veículo fará a busca ativa, com uma equipe especializada que irá para a rua tratar das pessoas. É um equipamento que atenderá a população que está em situação de vulnerabilidade, em situação de rua, em situação de risco, para podermos cuidar melhor das pessoas”, disse o prefeito.

Saúde mental

Vale lembrar que a saúde mental recebe grande atenção da Administração Municipal, com a oferta de serviços e equipamentos especializados.

A cidade possui os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo o CAPS AD (Álcool e Drogas) e o CAPS Infantojuvenil inaugurados há cerca de um ano. Eles são fundamentais para o tratamento de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, uso abusivo de álcool e outras drogas, bem como situações clínicas que necessitem de suporte biopsicossocial.

Prefeitura da Estância de Atibaia

Fotos: Divulgação


Compartilhar