Consumo de soja ajuda a ter um inverno mais saudável

2 de julho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

ViewImage.aspx?image=3WJavpDPUHSJKU70M2UBoQ==

Inúmeros estudos mostram os benefícios da
leguminosa, inclusive para a prevenção de doenças

Crédito: Depositphotos/ben_24                                                                           Crédito: Divulgação

Nova campanha da Yakult visa estimular a ingestão do alimento à base de extrato de soja Tonyu  

Entre as recomendações dos médicos para ter saúde durante o inverno – que começou oficialmente no Brasil dia 21 de junho – estão manter-se hidratado com a ingestão frequente de água, chás ou sucos e alimentar-se de maneira saudável. Além das doenças típicas do frio, como gripes, resfriados e outras enfermidades respiratórias, também é preciso estar atento ao coração, pois os casos de infarto e outras doenças coronarianas aumentam na estação mais fria do ano, principalmente entre idosos, cardiopatas e pessoas que ficam expostas ao tempo. E um dos alimentos que podem ajudar a manter a boa saúde e evitar o risco de doenças cardiovasculares é a soja.

A partir de inúmeras pesquisas indicando que dietas à base de proteína vegetal são mais benéficas à saúde do que as de origem animal, a soja e seus derivados tornaram-se conhecidos como ‘alimentos completos’. Esse conceito ganhou ainda mais peso com observações de dietas e baixa incidência de doença cardiovascular no Japão e em outros países da Ásia – onde o consumo de produtos derivados da soja é alto –, assim como menores índices de LDL-colesterol (conhecido como colesterol ruim) na população.

A soja é rica em ferro, cálcio, zinco, potássio, fósforo, vitaminas E e do complexo B, proteínas, lipídeos e fibras, que promovem a sensação de saciedade e contribuem para melhora do trânsito intestinal. Além disso, o consumo regular da soja pode ajudar a amenizar os efeitos desagradáveis da menopausa – outro fator de risco para doenças coronarianas –, prevenir a osteoporose e até mesmo o câncer de útero e ovário.

“O grão pode ser utilizado em diversas preparações, mas também é possível consumir a soja em forma de proteína texturizada que, inclusive, é uma opção para ‘substituir’ a carne em algumas refeições. Além disso, a soja está presente em bebidas, molhos, tofu e até mesmo como farinha”, explica a nutricionista Adrianne Machado, do Departamento de Ciências & Pesquisas da Yakult do Brasil. A FDA, órgão do governo dos Estados Unidos que regulamenta os setores de alimentos e medicamentos, recomenda a ingestão diária de 25 gramas de proteína de soja para melhorar a atividade fisiológica do organismo.

Cultivada há mais de 5 mil anos pelos povos orientais, a soja é reconhecida como uma das principais fontes de proteína vegetal e seu consumo no mundo é incentivado por especialistas em nutrição. A leguminosa desembarcou no Brasil em 1908 com os primeiros imigrantes japoneses – um dos povos que mais consomem soja no mundo –, mas a expansão do plantio no Brasil iniciou apenas nos anos 1970, quando a indústria de óleo começou a ser ampliada e houve aumento da demanda internacional pelo grão.

Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), o Brasil é o segundo país em produção e processamento mundial de soja, sendo também o segundo maior exportador de grão, óleo e farelo de soja. As estimativas são de que a cadeia produtiva da soja reúna mais de 243 mil produtores no Brasil e um mercado de 1,4 milhão de empregos. A China é a atual líder no consumo global, com importações anuais que já chegam perto de 100 milhões de toneladas por ano.

Suco com extrato de soja

Para estimular a ingestão de sucos também nos meses de inverno, a Yakult está com uma campanha promocional do alimento à base de extrato de soja Tonyu. Durante a campanha, que começa dia 4 e segue até 16 de julho, o produto terá valor reduzido na venda domiciliar (aproximadamente 13% de desconto na compra de 12 unidades), além de o consumidor ganhar uma sacola exclusiva.

Por ter como base a proteína vegetal da soja, o Tonyu também é indicado para pessoas com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) ou intolerância à lactose – problema que ocorre devido à diminuição da atividade da enzima lactase para hidrolisar a lactose, principal carboidrato do leite, na mucosa do intestino delgado. A intolerância à lactose é uma das desordens genéticas mais comuns no mundo, atingindo mais de 46% da população global. Por ser adoçado com sucralose e ter apenas 37 calorias na embalagem longa vida de 200ml, o Tonyu também contribui para a manutenção do peso e da saúde.

Mais informações

O Leite Fermentado Yakult completa 87 anos em 2022 e continua sendo o carro-chefe da empresa sediada em Tóquio, no Japão. Desde que o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado com o exclusivo probiótico Lactobacillus casei Shirota, em 1935, e fundou a Yakult, em 1955, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que beneficiem a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Kunitachi, Tóquio, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano. Nos 40 países e regiões em que está presente, a Yakult possui aproximadamente 80 mil comerciantes autônomas (conhecidas como Yakult Ladies) – 32,7 mil no Japão e 47,5 mil em 12 outros países, incluindo o Brasil – que levam os produtos de porta a porta para milhões de consumidores, mesmo nos locais mais distantes. No mundo, mais de 40 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente (resultado de 2020). Para outras informações, basta acessar o site www.yakult.com.br ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficial e Instagram@yakultbrasil. 

Assessoria de Imprensa Yakult

Adenilde Bringel – (11) 4432-4000 / (11) 99212-4590

assessoriayakult@companhiadeimprensa.com.br

adbringel@companhiadeimprensa.com.br

Videos integrados da mensagem


Compartilhar