Consumo de vinho aumenta 18,4% no país durante a pandemia
13 de maio de 2021Brasil lidera a demanda pela bebida em todo o mundo
Festas e comemorações de toda ordem tiveram de ser adiadas, assim como bares e restaurantes foram obrigados a fechar as portas por conta da pandemia do novo coronavírus. Dentro de casa, as pessoas encontraram outras maneiras de confraternizar com amigos e familiares, conversando uns com os outros, através de videochamadas, e realizando outras atividades que pudessem ser feitas à distância. As distrações do mundo exterior foram levadas e adaptadas para o ambiente domiciliar.
No Brasil, a população continuou a consumir bebida alcoólica durante a quarentena. Segundo pesquisa realizada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em 2020, o consumo de bebida alcoólica aumentou entre os brasileiros entrevistados. Vale mencionar que o setor já vinha apresentando crescimento: de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 26,4% da população adulta relatou beber toda semana; em 2013, o número era de 23,9%.
Entre as bebidas mais consumidas pela população, há destaque para o vinho. O país registrou um aumento superior a 18% no consumo da bebida, segundo relatório apresentado pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), uma das entidades mais importantes do setor. Com isso, o Brasil se tornou o lugar onde o consumo da bebida mais cresceu, ficando à frente de potências mundiais, como França, Itália e Espanha, e indo na contramão do ritmo global, que apresentou queda de 2,8%.
Se antes o hábito era tomar uma taça de vinho tinto depois de um dia de trabalho, agora os brasileiros tomam um pouco mais. Ao todo, o país consumiu 430 milhões de litros de vinho entre 2019 e 2020, deixando o número anterior de 360 milhões para trás. Em parte, esse crescimento foi impulsionado pelo e-commerce, cujo volume de vendas disparou durante a pandemia. Sites que comercializam diferentes tipos de vinho apresentaram crescimento de 96,5% na venda de garrafas pouco depois do início da pandemia.
O Brasil apresenta um consumo médio de 2,6 litros de vinho por pessoa, ocupando apenas o 22º lugar no ranking global. Apesar disso, os últimos dados animam o setor, que tem visto um crescimento significativo em tempos de economia fragilizada. O fato é que a população tem encontrado maneiras de relaxar em meio à situação pandêmica, e o mercado tem apresentado alternativas para a compra de vinhos para todos os gostos – do vinho tinto suave ao vinho branco seco – e bolsos – do vinho de mesa ao vinho fino.
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