Corte orçamentário do Governo não deve afetar o Programa Farmácia Popular
14 de agosto de 2024A população que retira medicamentos pelo Programa Farmácia Popular não será atingida pelo recente corte orçamentário anunciado pelo Governo Federal, que deve afetar alguns programas. A informação é do Ministério da Saúde esclarecendo que mesmo com corte, o orçamento do Farmácia Popular será maior em 2024, com R$ 3,4 bilhões previstos, um aumento de 37% em relação a 2022.
De acordo com a pasta, caso seja necessário, o governo poderá ajustar o valor até o final deste ano, realocando recursos. Desta forma, o programa vai continuar fornecendo medicamentos, absorventes e fraldas geriátricas gratuitamente ou a preços reduzidos. Isso porque desde junho de 2023, todos os beneficiários do Bolsa Família passaram a ter acesso gratuito a todos os itens do programa, e cidades atendidas pelo Mais Médicos agora têm prioridade para novas farmácias.
Além disso, a distribuição gratuita de absorventes foi implementada para pessoas em situação de vulnerabilidade. Atualmente, 95% dos produtos do Farmácia Popular são gratuitos, incluindo medicamentos para colesterol alto, doença de Parkinson e glaucoma. Esse compromisso com a saúde pública segue firme, com a previsão de novos aportes para 2024 e 2025.
Reportagem, Janary Damacena.
Agência Voz