Crianças e adolescentes poderão visitar pais internados em instituições de saúde
8 de agosto de 2024O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma nova lei que assegura o direito de crianças e adolescentes a visitarem pais internados em hospitais. A medida modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e entra em vigor em 180 dias, após a publicação oficial que foi realizada na última segunda-feira (05).
Essa mudança promove um cuidado mais inclusivo aos pacientes, além de também reduzir os impactos negativos no desenvolvimento dos jovens que enfrentam a ausência prolongada dos pais. Para permitir essas visitas, equipes multiprofissionais farão acolhimentos específicos para cada caso, seguindo protocolos para prevenir infecções hospitalares.
A iniciativa faz parte da Política Nacional de Humanização do SUS, que busca ampliar as visitas em unidades de internação, garantindo o acesso dos pacientes ao seu ciclo social. Esse direito de receber familiares e amigos, além de acompanhantes, integra o tratamento e concretiza o conceito de clínica ampliada.
Segundo o Ministério da Saúde, a nova lei reforça o acolhimento e o cuidado dos internados. As visitas de redes afetivas dos pacientes ajudarão a humanizar o ambiente hospitalar, tradicionalmente visto como frio e hostil. A presença de pessoas queridas pode estimular a produção hormonal, reduzindo o estado de alerta e ansiedade dos pacientes.
Reportagem, Janary Damacena