Curso da Safernet de Cidadania Digital para professores está disponível em plataforma do MEC

Curso da Safernet de Cidadania Digital para professores está disponível em plataforma do MEC

19 de junho de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Projeto da Safernet e Governo do Reino Unido foi um dos destaques de seminário do MEC sobre Educação Digital; curso na Avamec permitirá que educadores preparem alunos para riscos online

O curso de formação para educadores “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula”, criado pela Safernet com apoio do Governo do Reino Unido, passou a ser ofertado nesta terça-feira, 18 de junho, na plataforma Avamec, do Ministério da Educação.

O anúncio foi feito pela Diretora de Apoio à Gestão Educacional, Anita Gea Martinez Stefani, durante o webinário “Educação digital: perspectivas sobre a formação de professores”, que integra o Ciclo de Seminários e Oficinas sobre Educação Digital, promovido pelo MEC.

O Avamec, sigla para Ambiente Virtual de Aprendizado do Ministério da Educação, é uma plataforma gratuita que oferece cursos de formação continuada online para educadores de todo o país. Com o lançamento, o MEC espera alcançar até 5 mil profissionais da educação por turma, que podem se inscrever e iniciar os estudos a qualquer momento acessando a página do curso no Avamec.

Lançado em outubro de 2023, o curso “Segurança e Cidadania Digital em sala de aula” já alcançou mais de 3000 educadores, que recebem certificação ao estudar sobre temas como bem-estar digital, uso saudável de tecnologias, segurança digital, privacidade, e combate ao cyberbullying e outras violências online.

A formação tem 40h de duração e integra o projeto da Disciplina de Cidadania Digital , que auxilia secretarias de educação e escolas na criação de um currículo sobre uso consciente e seguro de tecnologias para estudantes do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental. Além do curso de formação, o projeto oferece a escolas parceiras um caderno de aulas, encontros formativos com professores e uma premiação para melhores práticas. Desde 2023, já são 259 escolas participantes, em 16 UFs, impactando quase 30 mil estudantes. A adesão ao projeto é gratuita e pode ser feita pelo site da iniciativa.

Expectativa de crescimento

“A oferta do curso no Avamec tornará possível que mais educadores de todo o país sejam treinados para os desafios da cidadania digital, podendo levar para a sala de aula ações inovadoras, baseadas em metodologias ativas de ensino, para debater, trazer reflexões e fomentar o uso mais saudável das tecnologias”, afirma Guilherme Alves, gerente de projetos da Safernet e coordenador da Disciplina de Cidadania Digital.

Recorde de denúncias de violência online

Dados da  Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernético da Safernet (https://denuncie.org.br) indicam a urgência de preparar os estudantes sobre riscos online. Em 2023, a ONG registrou quase 72 mil denúncias de conteúdos online contendo abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, recorde histórico em 18 anos de funcionamento da central e um aumento de 77,12% em relação a 2022. Também preocupam os aumentos nas denúncias de conteúdos de intolerância religiosa e xenofobia, que somadas às demais categorias totalizam mais de 100 mil denúncias na plataforma. Os dados completos podem ser obtidos na página de indicadores da central.

Curso em cinco módulos

O curso “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula” traz a profissionais da educação do ensino básico 5 módulos que os preparam para discutir o uso seguro e consciente das tecnologias em sala de aula:

  • Respeito e empatia nas redes; 
  • Bem estar e saúde emocional; 
  • Segurança e privacidade na internet;
  • Relacionamentos seguros online; 
  • Cidadania digital para todos e todas. 

Todo o conteúdo é alinhado com a Base Nacional Comum Curricular e indicado para o Ensino Médio e os anos finais do Ensino Fundamental. Ao longo do curso, o educador tem contato com textos, vídeos, roteiros de aula, e-books e questionários sobre os temas.

Os professores que aplicam os conteúdos em sala de aula podem cadastrar suas escolas no projeto em https://cidadaniadigital.org.br e assim ter acesso a formação online, receber suporte da Safernet e participar do Prêmio Cidadania Digital em Ação, que destaca melhores práticas.

Disciplina é destaque no Jornal Nacional e no Fantástico

A Disciplina de Cidadania Digital foi destaque em duas reportagens exibidas pela Rede Globo, em rede nacional, no último mês de abril. Clique aqui e veja as reportagens.

Sobre a Safernet

A Safernet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização. A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital. 

SaferNet Brasil


Compartilhar