Curso de atuação ‘Primeira Cena’ realiza mostra gratuita online com as cenas criadas pelos alunos/atores durante o processo de formação

Curso de atuação ‘Primeira Cena’ realiza mostra gratuita online com as cenas criadas pelos alunos/atores durante o processo de formação

24 de maio de 2022 Off Por Danielsuzumura
Compartilhar

Sob orientação dos professores Débora Rios, Erick Gallani, Fernando Aveiro, Naiene Sanchez e Thiago Cuimar, trabalhos abordam dramas cotidianos encenados de modo naturalista

Com o apoio da Cia. Práxis Arte, o curso de atuação Primeira Cena realiza uma Mostra de Cenas Curtas resultantes do processo de criação dos alunos/atores ao longo da primeira turma do projeto. Os trabalhos são transmitidos online e interpretadas ao vivo entre os dias 23 e 26 de maio e 2 e 3 de junho, sempre às 20h. O link para a sala de cada apresentação no Zoom é disponibilizado no Instagram @projeto_primeiracena.

A cada sessão serão apresentadas quatro cenas de alunos/atores com duração máxima de 15 minutos, que foram orientadas por um professor diferente do projeto Primeira Cena – na segunda são de participantes orientados por Naiene Sanchez; na terça, por Fernando Aveiro; na quarta, por Débora Rios e Thiago Cuimar; e na quinta por Erick Gallani. Os trabalhos têm em comum apenas a direção de arte de Rosângela Ribeiro.

A ideia é trazer ao público criações originais, ou seja, que são escritas, dirigidas e interpretadas pelos próprios alunos/atores em duplas. Segundo Erick Gallani, o ponto de partida para o desenvolvimento dessas cenas foi a estética do Naturalismo/Realismo, no entanto, cada grupo também teve contato com as muitas referências (na literatura, no cinema, na poesia, no teatro e até nas artes plásticas) e linguagens oferecidas por seus orientadores. 

Assim, as cenas orientadas por Fernando Aveiro passeiam pelo campo poético, são mais sensíveis e simbólicas; as orientadas por Naiane Sanchez são mais teatrais e pautadas na dramaturgia; as orientadas por Gallani exploram a relação e o jogo entre os intérpretes; e as orientadas por Débora Rios e Thiago Cuimar adotam a simplicidade e a humanidade do próprio intérprete, tendo como base a expressividade, o corpo, a respiração e a própria trajetória dos artistas.

“Temos como uma grande referência o ‘Prêt-à-Porter’ do Antunes Filho, já que todos nós professores fomos aprendizes dele. Ali o ator se vira, escreve, dirige e atua. No Primeira Cena e na Práxis, partimos da premissa da autonomia do artista. Acreditamos que um ator precisa passar por todas as etapas do processo criativo. Ele vai ser melhor ator se entender um pouco de dramaturgia, direção, cenografia, iluminação, sonoplastia, seja no teatro ou no audiovisual. Entender sobre composição de câmera, enquadramento, figurino e adereços vai ajudá-lo a ter mais segurança para atuar”, reflete Gallani.

Tela de celular com publicação numa rede social  Descrição gerada automaticamente com confiança média

Sobre o Primeira Cena

Coordenado pelo ator e diretor Erick Gallani, o curso Primeira Cena tem como proposta se firmar como um projeto permanente de formação em artes cênicas na cidade de SP (por conta da pandemia de Covid-19, as aulas desta primeira turma têm sido online).

O projeto conta com os parceiros Débora Rios, Fernando Aveiro e Naiene Sanchez, todos ex-integrantes do CPT – Centro de Pesquisa Teatral, do saudoso encenador Antunes Filho (1929-2019)

“Acredito que o atual cenário cultural exige cada vez mais um maior comprometimento dos formadores para com os futuros artistas. Ultimamente, a falta de qualidade e referência no ensino tem deixado muito a desejar, e os aspirantes a atores terminam por adentrar no mercado de trabalho sem o mínimo de formação técnica e ficam completamente à mercê da própria intuição ou da sorte. O projeto ‘Primeira Cena’ pretende trazer essa proposta: uma introdução aos aspectos técnicos e referências para a formação do ator. A busca é pela autonomia do artista.”, explica Gallani.

FICHA TÉCNICA DA MOSTRA DE CENAS

Idealização e Coordenação: Erick Gallani | Orientação e codireção: Débora Rios, Erick Gallani, Fernando Aveiro, Naiene Sanchez e Thiago Cuimar | Direção de Arte: Rosângela Ribeiro  | Atores: Afonso Torres, Amanda Faria, Amanda Fersi, Ana Carolina de Sousa, Ben Kurtain, Deirla Oliveira, Henrique Moura, Hanne Oliveira, Igor Matos, Isabela Breves, João Vitor Vianelo, Layane Lopes, Manoela das Graças,  Marci Taques, Maria Stefane, Matheus Salomão, Neemias Villas Bôas, Pedro Olliveira, Ronan Medeiros, Sarah Castro, Solírio Santos, Sostenes Barros, Tainá Chagas, Valéria Lima | Produção: Roberto Gallani | Assistente de Produção: Débora Rios | Assessoria de imprensa: Bruno Motta Mello e Verônica Domingues – Agência Fática | Apoio: Práxis Arte | Patrocínio: PIX | Realização: Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo

SERVIÇO

Mostra de Cenas do Projeto Primeira Cena
Grátis

Datas: 23 a 26 de maio e 2 e 3 de junho às 20h

Duração das apresentações: 43 min.

Onde assistir: Via zoom (O link será disponibilizado no dia da apresentação no Instagram do Projeto Primeira Cena @projeto_primeiracena  e na Práxis Arte @praxisarte

afática


Compartilhar