Custos de produção de frangos de corte e de suínos têm leve alta em abril

Custos de produção de frangos de corte e de suínos têm leve alta em abril

2 de junho de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Os custos de produção de suínos e de frangos de corte tiveram leve alta no mês de abril nos estados líderes em produção e exportação segundo os estudos registrados pela Embrapa Suínos e Aves em sua Central de Inteligência de Aves e Suínos (embrapa.br/suínos-e-aves/cias).

 

No Paraná, o custo de produção do quilo do frango de corte foi de R$ 4,28, alta de 0,1% em relação a março. O acumulado no ano é de -3,1% e nos últimos doze meses de -14,1%, com o ICPFrango chegando aos 330,95 pontos. O custo com rações apresentou queda de -0,3% no mês, mas compensados pelo aumento dos custos com pintos de um dia e juros sobre capital para investimento. A ração foi o principal item de custo com participação de 66,1%, enquanto que genética e juros sobre capital investido representavam 15,4% e 3,3% do custo total, respectivamente.

 

Já o custo de produção por quilo de suíno vivo em Santa Catarina foi de R$ 5,63, alta de 0,2% em relação a março. O acumulado no ano é de -9,3% e nos últimos doze meses de -12,3%, com o ICPSuíno chegando aos 321,85 pontos. O custo com rações e os juros sobre capital de giro e para investimento foram determinantes, com participação de 72,9% e 7,2% do custo total, respectivamente.

 

Os custos tiveram comportamentos diferentes no mês de abril nos estados da região Sul. Além dos aumentos acima relatados, também tiveram alta os custos de produção de suínos no Paraná. Por outro lado, as duas criações no Rio Grande do Sul e a produção de frangos em Santa Catarina apresentaram queda nos custos.

 

Os estados de Santa Catarina e Paraná são usados como referência nos cálculos dos Índices de Custo de Produção (ICPs) da CIAS por serem os maiores produtores nacionais de suínos e de frangos de corte, respectivamente. Entretanto, na CIAS estão disponíveis estimativas para outros estados brasileiros. Essas informações têm por objetivo servir como indicador da evolução dos custos desses setores produtivos. É importante destacar que avicultores e suinocultores devem acompanhar a evolução dos seus próprios custos de produção.

 

Aplicativo Custo Fácil – O aplicativo da Embrapa agora permite gerar relatórios dinâmicos das granjas, do usuário e das estatísticas da base de dados. Os relatórios permitem separar as despesas dos custos com mão de obra familiar. O Custo Fácil está disponível de graça para aparelhos Android, na Play Store do Google.

 

Planilha de custos do produtor – Produtores de suínos e de frango de corte integrados podem usar na gestão da granja a planilha eletrônica feita pela Embrapa. A planilha pode ser baixada de graça no site da CIAS.

 

Anexas, sugestões de ilustração.

 

Informamos que seus dados se encontram no mailing de mídia da Embrapa com a única finalidade de envio de sugestões de pauta. Os dados pessoais que temos em nossos registros são: nome, cargo, e-mail, telefone e endereço. Caso não queira constar mais no nosso mailing, por favor retorne esta mensagem solicitando a sua exclusão.

 

Lucas Scherer Cardoso

Jornalista | MTb/RS 10.158

assinatura+de+email+em+portugues
Núcleo de Comunicação OrganizacionalEmbrapa Suínos e AvesEmpresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)Concórdia/SCsuinos-e-aves.imprensa@embrapa.brTelefone: +55 49 3441-0400 | WhatsApp: +55 49 99193-0153


Compartilhar