DE MULHER PRA MULHER

DE MULHER PRA MULHER

12 de março de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Colaboradoras da Oncomed dedicam atenção e cuidado a pacientes oncológicas

Elas são profissionais de diversas áreas e constroem, dia após dia, uma história que une empatia, qualidade e respeito no tratamento do câncer

Foto: oncomed

Nayara Chagas

Assessoria de Comunicação

Íntegra Comunicação Estratégica

nayara@comunicacaointegra.com.br

Cuidado, carinho e acolhimento. Substantivos masculinos, mas percebidos e entonados, na maioria das vezes, com um sentimento feminino: a mãe, a esposa, a filha. Por traz dos significados que as palavras geralmente remetem, uma coisa em comum: mulheres. 

Se dedicando diariamente não só as suas famílias, mas também às de outras pessoas, com elas o cuidar ganha um propósito especial e, desta vez, se apresenta na forma feminina: a cura.

Percorrer, incansavelmente, os caminhos do combate ao câncer é a rotina das 79 profissionais que atuam na clínica Oncomed e que conduzem os processos do tratamento oncológico com profissionalismo, empatia e acolhimento.

Há 11 anos, o cuidar alçou níveis profissionais para a farmacêutica Regiane Rodrigues. Responsável pela análise de prescrição e manipulação de medicamentos quimioterápicos, ela conta que o trabalho vai além do laboratório.

“A gente costuma ligar para os pacientes que estão recebendo medicação por via oral para saber como eles estão, se têm alguma queixa. Fazemos esse acompanhamento com os que fazem os tratamentos aqui e com aqueles que pegam o medicamento diretamente com o convênio e usam em casa”.

Para Regiane, o trabalho é inspirador. “Não é fácil fazer um tratamento como a quimioterapia. Participar deste contexto ‘dá um gás’ na minha vida, porque a gente sabe que aqui tem muitas pessoas que estão lutando para viver.

Todo mundo está lutando por alguma coisa na vida, mas a gente tem que escolher lutar”. A farmacêutica, que vem enfrentando desafios impostos pela pandemia, ressignificou o adeus precoce ao marido por Covid-19. “Ele se foi, mas deixou dois presentes.

Meus filhos são minha força, são a razão do existir dessa Regiane alegre, que tenta desfrutar os dias com mais leveza, apesar de todas as adversidades”.

Gerando cuidado – Na barriga, uma nova vida. A Gabi veio para transformar a rotina da recepcionista Luiza Mota. Ela conta que esse Dia da Mulher vai ser diferente, carregado de novos sentimentos.

“Eu, nesse momento como mulher, passando pela alegria de estar gerando uma princesinha aqui na minha barriga, é muito emocionante. Me sinto uma “supermulher”, mais capaz de muitas coisas”.

Há cinco anos na Oncomed, Luiza tem a função de realizar o atendimento dos pacientes e oferecer suporte para o corpo clínico. “Eu tenho uma satisfação muito grande em trabalhar com que eu trabalho.

Porque eu sei que para o paciente é muito importante que o atendimento seja o mais rápido e breve possível. Procuro buscar sempre alternativas para que eles recebam todo o suporte clínico, isso faz toda diferença.”

Veterana no cuidar, há 18 anos na Oncomed, a copeira Rosangela Alves serve, entre um lanche e outro, atenção. “Preparo as bolachinhas, um chazinho, suquinho para os pacientes se sentirem bem. É um meio de agradá-los num momento delicado”. Perguntada se há um ingrediente secreto nos lanches servidos diariamente, a resposta é natural. “O afeto. Meu lanche não é um simples lanche, é uma forma de dar amor”.

A favor da vida – Na Oncomed, 65% dos pacientes são mulheres. E. L. F, 74 anos, é uma delas. Descobriu um câncer de mama há quatro meses e desde então vem fazendo as sessões de quimioterapia a cada três semana.

“Quando o diagnóstico chega, a gente nunca acredita, mas a gente tem que encarar.” Ela conta que o apoio da família está sendo fundamental na luta contra a doença, mas destaca também a qualidade do atendimento na clínica.

“O atendimento aqui é vip. Assim que chegamos, somos bem recebidos, já perguntam se quero um lanchinho ou chá. É um cuidado que vai além do tratamento, me sinto bem acolhida”.  

Sobre a Oncomed-MT – Situada em Cuiabá (MT), a clínica especializada no tratamento multidisciplinar do câncer iniciou suas atividades em 1996. Hoje conta com sede ampla, de fácil acesso e fortemente estruturada, dispondo de consultórios, ala de quimioterapia com farmácia unidade de radioterapia.

O corpo clínico é formado por oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos, radio-oncologistas, hematologistas, mastologistas, urologistas e profissionais especializados em cuidados paliativos. Saiba mais em www.oncomedmt.com.br.

Conheça mais sobre as histórias das mulheres inspiradoras em nossas redes sociais: Instagram e Facebook .


Compartilhar