Dia de Campo debate pecuária do amanhã em Uruguaiana

18 de maio de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Preocupados em elevar a eficiência de suas propriedades, pecuaristas da Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul reuniram-se nesta terça-feira (17/05) para debater ações práticas para trilhar um novo futuro para a pecuária. O Dia de Campo foi realizado na cabanha Rincon del Sarandy, em Uruguaiana (RS), uma das 12 propriedades que integram o Grupo de Trabalho Pecuária do Amanhã (GTPA). Anfitrião da programação, o pecuarista Ignacio Tellechea apresentou o sistema de produção adotado na fazenda, com foco na criação de gado Angus e Brangus. A comitiva também visitou a fazenda Quatro Folhas, de Uruguaiana (RS). “Foi incrível contar com esse quórum de pecuaristas e receber sugestões que tanto nos ajudam a crescer. Sou um verdadeiro entusiasta do GTPA”, pontuou Tellechea, que administra a Rincon ao lado da mãe Claudia Indarte e do irmão Martin Tellechea.

Enfrentando o vento e as baixas temperaturas desta terça-feira, os criadores visitaram diferentes estações da estância, de piquetes com animais reservados para o Rincon Code – leilão que a propriedade realizará em 21 de agosto – a vacas de cria e fábrica de ração. Após a programação de campo, os pecuaristas dividiram-se em grupos de trabalho e apresentaram seus diagnósticos sobre o que viram com sugestões para elevar a eficácia da gestão. “Ao longo dos anos que realizamos esse trabalho junto ao GTPA, verificamos um ganho consistente na Rincon del Sarandy. Está entre as propriedades que mais avançaram nos últimos cinco anos”, ponderou o coordenador do GTPA e professor da Unipampa, Ricardo Oaigen.

Entre os pontos fortes indicados pelo grupo na gestão específica da Rincon del Sarandy, está o arrojo comercial, a formação de uma equipe consistente e a capacidade diferenciada de lidar com os imprevistos típicos da pecuária. Por outro lado, indicaram pontos a melhorar na gestão de forma a elevar a eficiência de processos internos.

A agenda do GTPA segue ao longo de 2022. A próxima estância a ser visitada será a Fazenda São Pedro, em Quaraí (RS), em 14 de junho. O encontro seguinte será no dia 5 de julho, às 8h, no Campus da Unipampa, em Uruguaiana (RS).

Foto: Carolina Jardine

Jardine Agência Com,.


Compartilhar