Dia do Cliente: como atrair e fidelizar consumidores na era do marketing digital?
16 de setembro de 2022Com o sucesso cada vez maior de redes sociais como Instagram e TikTok, as empresas, atentas às tendências de marketing e comportamento de consumo, passaram a utilizar também essas plataformas para se relacionar com seus clientes e tentar conquistá-los. E vale destacar que o consumidor brasileiro adquiriu novos hábitos após a pandemia de covid-19 e, agora, as compras feitas nos e-commerces já caíram no gosto do público. De acordo com levantamento da Neotrust, houve um aumento de 4,3% nas vendas online no país no segundo trimestre deste ano, resultando em um total de 89,6 milhões de pedidos. Essa quantidade de compras rendeu um faturamento de aproximadamente R$ 38,4 bilhões para o comércio eletrônico no período.
Outros dados de uma pesquisa divulgada pela empresa de pesquisa de mercado eMarketer mostram que em 2020 apenas 17,8% das vendas foram realizadas a partir de compras online, enquanto para 2022 a previsão é de que esse valor suba para 21%, alcançando US$ 5.5 trilhões globalmente.
Porém, em meio a tantas campanhas de marketing digital e promoções focadas em chamar a atenção e reter os clientes, como fazer com que eles optem por determinada marca? Pensando nisso, listamos cinco dicas para ajudar a atrair e fidelizar novos consumidores e alavancar as vendas neste Dia do Cliente. Confira:
Entenda o nicho do seu público
Antes de mais nada, é preciso se atentar aos desafios e oportunidades do nicho do seu público e entender o que ele está buscando. Para Mateus Magno, CEO da Samba Digital, empresa da Sambatech focada em transformação digital, esse é um dos pontos principais para conseguir se comunicar com ele. “Do pequeno ao grande varejista, todos estão tentando se destacar no mercado e ganhar vantagem competitiva. É importante compreender como as suas soluções conseguem atender as demandas dos consumidores e ajudar a resolver seus problemas”, analisa.
Neste contexto, podemos destacar o uso de algumas tecnologias como a inteligência artificial, data analytics e data science, que possibilitam que marcas obtenham insights, desenvolvam análises e assim, construam estratégias assertivas. “Hoje a tecnologia é a maior aliada na hora de conhecer o perfil do público-alvo e por isso, a escolha dessas soluções deve ser feita de forma criteriosa. Dados importantes resultam em melhores tomadas de decisões”, afirma Armindo Sgorlon, CEO da SGA TI em Nuvem, empresa que cria soluções para desafios que afetam empresas de diversos segmentos e portes, por meio de novas tecnologias que envolvem aplicações em nuvem, modernização de dados e cibersegurança.
Use os dados e o ecossistema a seu favor
A partir da compreensão sobre quem é seu público e as novas necessidades dele, procure observar todas as informações disponíveis sobre o ecossistema, desde dados sobre comportamento de consumo até o que os concorrentes estão oferecendo. “Com todas essas informações captadas, fica mais fácil analisar se sua empresa possui soluções e produtos que conseguem preencher as lacunas do mercado e atrair os consumidores – mas, lembre-se: é preciso ser ágil e assertivo para não perder o timing”, destaca Magno.
Outro ponto importante, é a forma com que a marca se relaciona com o cliente, afinal, diante de um mercado cada vez mais competitivo em que os concorrentes estão surgindo com produtos e serviços similares, tanto em preço quanto em funcionalidade, investir na jornada de compra do cliente, além de contribuir na fidelização do mesmo, torna-o promotor da marca. “Passou da época em que decidimos comprar um produto apenas pelo preço. Este fator pode entrar nos critérios, mas não é o único. O consumidor da atualidade, bombardeado por uma concorrência visceral, busca identificar marcas que realmente se preocupem com o seu perfil e resolvam seus problemas com qualidade e transparência”, destaca Tomás Duarte, cofundador e CEO da Track.co, startup brasileira referência na gestão da Experiência do Cliente.
Construa uma imagem positiva
Para que negócios se destaquem em meio a tanta concorrência, precisam desenvolver estratégias de comunicação e planejamentos que envolvam cronogramas de postagens, engajamento e um bom relacionamento com o público. “A escolha assertiva da linguagem, abordagem e formatos, bem como a forma como as marcas interagem com os usuários, são elementos cruciais para ser construída uma imagem positiva, o que resulta em maior interesse por parte das pessoas. É fundamental ter bem definido e conhecer o público-alvo para que sejam criados materiais interessantes. Os clientes só vão se conectar com as companhias que estiverem atualizadas e desenvolverem bons conteúdos, o que impacta positivamente as vendas”, explica Jota Baptista, CMO e Sócio da Vivalisto, primeira proptech que oferece uma plataforma completa para corretores de imóveis e imobiliárias de nicho com o objetivo de empoderar os profissionais, fazendo com que sejam protagonistas no segmento imobiliário.
Vale destacar que o social commerce, além de fortalecer a presença digital da marca, conquista a identificação e a confiança do cliente. “As redes sociais possibilitam que a empresa esteja em contato direto e constante com o cliente, e são altamente influentes nas decisões de compra. Considerada o novo boca a boca do varejo, a conectividade social tornou-se a principal responsável por conquistar a maior parte do público do e-commerce”, complementa Jefferson Araújo, CEO da Showkase, plataforma inovadora de Social Commerce.
Esteja atento às tendências
Além de terem conhecimento sobre as funcionalidades, as companhias precisam estudar novas formas de se conectarem com o público por meio dos diferentes canais. “Constantemente surgem trends e formatos de canais, e por isso é interessante que as companhias estejam atentas a todas as novidades, e os temas mais comentados do momento para que criem uma comunicação favorável e vá de encontro com o que tem de mais moderno no universo das redes sociais. Dessa forma, as marcas têm mais chances de ganhar destaque no ambiente digital”, diz Fábio Oliveira, CEO da SalesFarm, primeira plataforma que terceiriza a força de vendas por meio de um software e que tem como objetivo conectar empreendedores a vendedores.
Aposte em Cashback
O cashback tem crescido muito nos últimos tempos por oferecer uma parte do dinheiro gasto no produto de volta para o cliente, por meio de sua conta bancária ou como crédito para compras futuras. De acordo com Maria Cristina Kopacek, Co-fundadora da Idez, fintech especializada em serviços financeiros para PMEs, com esse tipo de sistema, as lojas podem disponibilizar uma porcentagem do valor para todos os seus produtos ou limitar o benefício a apenas alguns. “Essa é uma das formas do estabelecimento fidelizar o consumidor e aumentar seu número de vendas durante a Black Friday e outras datas sazonais”, comenta a empreendedora.
Piar Com,.