Dia Mundial da Conservação da Água: Irrigação tecnificada garante uso consciente da água e aumento de produtividade

18 de março de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Por Maxwell Soares da Silva, Especialista Agronômico da Netafim.

A água é um importante recurso natural no desenvolvimento da humanidade. As primeiras civilizações se instalaram às margens dos rios e córregos para o progresso das comunidades. O corpo humano e as plantas, possuem grandes quantidades de água em suas composições, tendo ela como componente vital em processos fisiológicos.

No dia 22 de março de 1992, a ONU instituiu o Dia Mundial da Água e divulgou a declaração universal dos direitos da água, ordenada em 10 artigos, onde dentre esses, o artigo 7, diz: “A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada”. Isso levanta um tema de suma importância na agricultura, que através da sua utilização em excesso, pode trazer problemas futuros como escassez para o consumo humano e na produção de alimentos, além de poder ocasionar lixiviação de nutrientes e consequentemente poluição dos mananciais.

Segundo a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), o consumo da água irá aumentar em 24% até o ano de 2030, seja para consumo humano, irrigação e indústria. O papel da irrigação neste cenário se torna fundamental, pois a busca e utilização de métodos com alta tecnologia tendem a utilizar a água de maneira mais consciente e sustentável possível. Através da irrigação, se consegue produzir mais sem a necessidade de aumentar a quantidade de hectares cultivados, isso porque com o sistema irrigado por gotejamento a produtividade chega a ser 100% maior que o sistema de sequeiro em algumas culturas.

As próximas gerações vão demandar a utilização da água com qualidade para atender a alta demanda por alimentos. Portanto, a utilização de algumas medidas hoje pode trazer resultados no futuro, como a irrigação baseada em parâmetros técnicos através da evapotranspiração e o KC da cultura de acordo com a fase fenológica, ajudando a ofertar a quantidade ideal que a planta necessita naquela fase, evitando o desperdício. Pequenos gestos realizados diariamente, ajudam a conservar este bem natural fundamental para a nossa existência no planeta terra.

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.

Alfapress Com,.


Compartilhar