Dia Mundial da Saúde chama atenção para a conexão entre a saúde do planeta e da população

8 de abril de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Em 2022, a OMS convida todos à reflexão sobre o impacto direto dos desafios ambientais na saúde das pessoas

São Paulo, 8 de abril do ano 2022 – Criado para celebrar o aniversário da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial da Saúde apresenta, todos os anos, os principais tópicos a serem discutidos sobre a saúde da população global. Este ano, a temática “Nosso planeta, nossa saúde” convoca a todos a se questionarem sobre as consequências dos desafios ambientais, como a poluição do solo, da água e do ar, as mudanças climáticas e o manejo inadequado dos resíduos sólidos, na saúde e no bem-estar de todos. De acordo com o órgão, cerca de um milhão de mortes prematuras ocorrem, anualmente, devido a riscos ambientais evitáveis e conhecidos.

Há décadas, a Danone levanta a mesma bandeira por meio de sua missão “One Planet, One Health”, promovendo uma alimentação saudável para as pessoas enquanto gera impactos positivos em seu ecossistema. Como forma de apoiar esse movimento e propagar melhores e mais sustentáveis práticas de comer e beber ao maior número de pessoas possível, a companhia uniu forças à ONU Unitar e desenvolveu, por meio do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa, um curso virtual que ajuda a população a entender como seus hábitos alimentares e escolhas diárias podem afetar a sua própria saúde e a do planeta. O e-learning gratuito “Dieta Sustentável”, disponível em português no site UN CC: e-Learn, ajuda as pessoas a adquirirem novas habilidades e conhecimentos para tornarem suas dietas mais equilibradas do ponto de vista nutricional e ambiental.

“Na Danone, acreditamos que o alimento não é apenas um produto, mas, sim, um poderoso catalisador das mudanças positivas para a sociedade em que vivemos. Por meio de nossa visão ‘One Planet, One Health’, queremos conscientizar a todos de que a saúde das pessoas e do planeta estão interligadas e que, ao adotarmos hábitos mais saudáveis, beneficiaremos também o meio ambiente” afirma Cibele Zanotta, diretora de Assuntos Corporativos da Danone Brasil.

O treinamento é composto por sete módulos que abordam desde a produção do alimento, trazendo informações sobre as melhores e mais modernas práticas de agricultura, ao consumo e desperdício de produtos e embalagens. Após a conclusão do curso, os participantes receberão um certificado e estarão aptos para aplicarem e disseminarem, com propriedade e segurança, melhores hábitos alimentares.

“Estamos comprometidos em agregar conhecimento de qualidade às pessoas e aproximá-las de assuntos tão importantes como o acesso à alimentação, o valor nutricional dos alimentos e a sustentabilidade, de forma a incentivá-las a consumir com consciência e empatia”, conclui Cibele.

O treinamento “Dieta Sustentável” pode ser acessado gratuitamente no portal de cursos da ONU Unitar (UN CC: e-Learn), por meio do site www.unccelearn.org/course/view.php?id=116&page=overview

Sobre a Danone 

 A Danone é uma empresa multinacional líder em alimentos e bebidas, com base em categorias voltadas para a saúde e de rápido crescimento: produtos lácteos, base vegetal, águas e nutrição especializada. Com sua visão ‘One Planet. One Health’, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas, a Danone tem como objetivo inspirar práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. Para acelerar essa revolução alimentar e criar um valor superior, sustentável e lucrativo para todos os seus stakeholders, a Danone definiu nove Objetivos para o 2030 e abriu o caminho como a 1ª empresa com ações listadas na bolsa de valores (Euronext Paris) a adotar o status de “Empresa orientada à Missão”. Com o objetivo de levar a saúde por meio da alimentação para o maior número de pessoas possível, e os correspondentes objetivos sociais e ambientais estabelecidos em seus estatutos, a Danone compromete-se a operar de maneira eficiente, responsável e inclusiva, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Em 2021, a subsidiária Danone Brasil se tornou a primeira grande indústria alimentícia a obter a certificação de Empresa B no país. Com a conquista da certificação aqui no Brasil, o Grupo Danone, que tem mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, agora possui metade do seu faturamento global proveniente de negócios com a certificação B Corp. O objetivo é que as 130 subsidiárias conquistem a certificação B até 2030. A Danone é parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index. No Brasil o portfólio é composto por marcas de sucesso como Activia, Danoninho, Danone, Bonafont, Souvenaid, Milnutri, FortiFit e Nutridrink, entre outras. Saiba mais em: https://corporate.danone.com.br/

MSL Group,.


Compartilhar