Diocese de Três Lagoas realiza 1ª Olimpíada de Redação em Língua Portuguesa

Diocese de Três Lagoas realiza 1ª Olimpíada de Redação em Língua Portuguesa

10 de março de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Trata-se da 1ª Olimpíada de Redação em Língua Portuguesa “Professora Terezinha Aparecida Santos”, organizada pela Pastoral da Educação de Três Lagoas-MS. Essa Olimpíada será realizada em 28 escolas públicas estaduais, abrangendo 10 municípios jurisdicionados à Diocese de Três Lagoas-MS.

Dom Luiz Gonçalves Knupp, bispo da Diocese de Três Lagoas, destaca que com o início da Campanha da Fraternidade 2022, traz ao conhecimento um projeto da Diocese de Três Lagoas (MS), que procura cumprir o propósito desse tempo quaresmal no Brasil “Falar com sabedoria, ensinar com amor”.

Trata-se da 1ª Olimpíada de Redação em Língua Portuguesa “Professora Terezinha Aparecida Santos”, organizada pela Pastoral da Educação de Três Lagoas-MS. Essa Olimpíada será realizada em 28 escolas públicas estaduais, abrangendo 10 municípios jurisdicionados à Diocese de Três Lagoas-MS.

Nessas 10 cidades, o público potencial da Olimpíada será 7.500 estudantes de Ensino Médio.  O objeto da Olimpíada será uma redação dissertativa-argumentativa em língua portuguesa, 25 a 45 linhas, fundamentada em fontes bibliográficas previamente discutidas, sobre o tema: “A ética e o futuro das profissões com a evolução da inteligência artificial e a internet das coisas”.

Os estudantes deverão refletir sobre esse tema à luz da pergunta instigadora: “Quais profissões serão extintas e quais serão criadas com o advento de novas tecnologias, como Inteligência Artificial e a Internet das Coisas?”. 

Dom Luiz afirma que o tema da Olimpíada, além de estar em plena sintonia com a Campanha da Fraternidade 2022, dialoga diretamente com as discussões conduzidas pelo Papa Francisco, desde 2020, sobre o futuro da relação entre ética e tecnologia, que o Pontífice cunhou de “Algor-ética, ou, ética algorítmica”.

A Olímpiada de Redação “Professora Terezinha Aparecida Santos”, ao abordar o futuro do trabalho e as novas tecnologias dialoga com os propósitos da Conferência “O Bom Algoritmo? Inteligência Artificial, Ética, Direito e Saúde”, principalmente em uma de suas três áreas de impacto: a área da educação. 

Ao final da Olimpíada, após rigorosa seleção das redações, o vencedor que ficar em primeiro lugar será contemplado com o Prêmio “Escrivã Terezinha Aparecida Santos”, que consistirá em uma viagem à Europa, passando por Lisboa, Roma/Vaticano e Berlim, em janeiro de 2023.

Em estreita relação de interdependência com a Olimpíada de Redação, a programação viagem-prêmio “Escrivã Terezinha Aparecida Santos” abrangerá os seguintes temas em cada uma das capitais:

Lisboa – “Promoção da Língua Portuguesa”

Roma/Vaticano – “Relação entre Ética e novas Tecnologias”

Berlim – “Futuro do Trabalho e Novas Tecnologias”

O objetivo geral da viagem-prêmio é proporcionar ao estudante vencedor uma experiência, de qualidade, em termos acadêmico, profissional, espiritual e cultural. Espera-se, ainda, que o estudante vencedor possa servir como um “embaixador” de seus colegas pertencentes às 28 escolas públicas estaduais da região diocesana de Três Lagoas.

O presente projeto será apresentado às escolas públicas da Diocese de Três Lagoas-MS neste mês de março de 2022.

Para marcar o início da Olimpíada de Redação “Professora Terezinha Aparecida Santos, a Diocese de Três Lagoas realizará uma “live” na plataforma Youtube no dia 10/03/2022, às 18 horas (horário de Brasília). 

Será realizada, igualmente, uma celebração eucarística na Catedral de Três Lagoas-MS em ação de graças pelo início da competição, no dia 12/03/2022, às 20 horas (horário de Brasília).

Tendo presente a especial atenção que a Rádio Vaticana tem dedicado à educação e ao futuro do trabalho para nossa juventude, gostaria de pedir o apoio dessa Seção Brasileira para divulgar a Olimpíada de Redação “Professora Terezinha Aparecida Santos”, de forma a atingir outras regiões para o mesmo propósito: “Falar com sabedoria, ensinar com amor”.

DIOCESE DE TRÊS LAGOAS
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

phone-icon  67 99682 7347
phone-icon  67 3521 3027
phone-icon pascom.diocese3lagoas@gmail.com
phone-icon  www.diocese3lagoas.com

Rua Bom Jesus da Lapa
270 – Bairro Lapa
79 600 120 – Três Lagoas MS

Compartilhar