DIRIGIDA POR HENRIQUE ALQUALO E ISIS MELO E COM DIREÇÃO MUSICAL DE BERNA CEPPAS, SÉRIE RESGATA DISCOS ESQUECIDOS PELA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA
4 de maio de 2021A série “Os Ímpares”, que relembra canções de álbuns raros de artistas de diferentes gêneros da música brasileira, está de volta à programação do Curta! durantes os meses de maio, junho e no início de julho de 2021. Ao longo de 10 episódios, discos de alguns dos principais cantores das décadas de 1960 e 1970, que foram desencorajados pela indústria fonográfica da época, ganham releituras inéditas e exclusivas por grandes nomes contemporâneos da cena musical.
Criolo, a banda Nação Zumbi, BNegão e Teresa Cristina são alguns dos que reinterpretam artistas como Jards Macalé, Marku Ribas, Walter Franco e Ronnie Von. A cada programa, o processo de criação e o resultado dos encontros musicais realizados no estúdio Maravilha 8, no Rio de Janeiro. No primeiro episódio, Emicida e Pretinho da Serrinha endossam, cada um em seu estilo, os ingredientes da identidade brasileira das músicas “Kilariô” e “A vida em seus métodos diz calma”, respectivamente, do primeiro disco do cantor e compositor Di Melo, gravado em 1975.
Com direção de Henrique Alqualo e Isis Mello, com direção musical de Berna Ceppas, produção musical de Felipe Pinaud e realização da Lunar Multimídia e da Moa Filmes, a série “Os Ímpares” foi viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual. Os episódios vão ao ar na Segunda da Música, às 21h, e em horários alternativos ao longo do restante da semana.
Confira a sinopse dos episódios de maio:
Segunda da Música – 03/05
21h – “Os Ímpares: Di Melo – Emicida e Pretinho”
Emicida cria sua versão para a música “Kilariô”, faixa do disco epônimo de Di Melo, lançado em 1975. Já Pretinho da Serrinha transforma em samba “A vida em seus métodos diz calma”, com a participação do próprio Di Melo. Ele conta as histórias do disco para Emicida e Pretinho Diretores: Henrique Alqualo e Isis Mello Diretor: Henrique Alqualo e Isis Mello Duração: 27 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 04 de maio, terça-feira, às 01h e às 15h; 05 de maio, quarta-feira, às 9h; 09 de maio, domingo, às 13h45.
PROMO: https://youtu.be/_Vp0MHgvGoA
Segunda da Música – 10/05
21h – “Os Ímpares: Jards – Criolo e Nação”
A banda Nação Zumbi é convidada do programa para reler a canção “Revendo Amigos”, do álbum de 1972 de Jards Macalé. Criolo também participa do episódio com sua releitura de “78 Rotações”. Jards vai ao estúdio, acompanha a gravação de Criolo e conta um pouco da história do disco. Diretor: Henrique Alqualo e Isis Mello Duração: 27 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 11 de maio, terça-feira, às 01h e às 15h; 12 de maio, quarta-feira, às 9h; 16 de maio, domingo, às 12h40.
PROMO: https://youtu.be/lz85nc-D6qw
Segunda da Música – 17/05
21h – “Os Ímpares: Alice Caymmi e Anelis”
A filha de Itamar Assumpção, Anelis Assumpção, foi a artista escolhida para fazer sua versão de “Fico Louco”, do álbum “Beleléu Leléu Eu”. Alice Caymmi também é convidada do programa e faz sua versão de Nega Música. Paulo Barnabé e Suzana Salles contam detalhes da personalidade do artista e da gravação do disco. Diretor: Henrique Alqualo e Isis Mello Duração: 27 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 18 de maio, terça-feira, às 01h e às 15h; 19 de maio, quarta-feira, às 9h.
PROMO: https://youtu.be/lHGgbw-taAo
Segunda da Música – 24/05
21h – “Os Ímpares: Ronnie Von – Opala e Dônica”
Neste episódio, o álbum escolhido foi “A misteriosa luta do reino de para sempre contra o império de nunca mais”, um dos álbuns da fase psicodélica do artista Ronnie Von. As releituras ficaram a cargo das bandas Opala, que regravou Rose Ann, e da banda Dônica, que fez uma versão de “Pare de sonhar com estrelas distantes”. Ronnie Von conta suas lembranças da época e o compositor Luiz Vagner visita o estúdio durante a gravação do Dônica. Diretor: Henrique Alqualo e Isis Mello Duração: 27 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de maio, terça-feira, às 15h; 26 de maio, quarta-feira, às 9h.
PROMO: https://youtu.be/GennQZFk-bs
Segunda da Música – 31/05
21h – “Os Ímpares: Pedro Santos – Baiana System e Domênico Lancellotti”
Neste episódio, a banda Baiana System faz a releitura da música “Desengano da Visita” do álbum “Krishnanda”, de Pedro Santos. Domenico Lancellotti também é convidado e faz sua versão para “Ritual Negro”. Sebastião Tapajós, que tocou no disco, relembra o amigo Pedro e o processo de composição e gravação do álbum. Diretor: Henrique Alqualo e Isis Mello Duração: 27 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 01 de junho, terça-feira, às 01h e às 15h; 02 de junho, quarta-feira, às 9h.
PROMO: https://youtu.be/Ji8mFC1Nt-g
FOTOS DE TODOS OS EPISÓDIOS: https://drive.google.com/drive/folders/1yg3QzI4Yn5S6BPvwYFLSsIuVjdg-NVs_?usp=sharing
Sobre o Grupo Curta!
O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:
O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV;
O Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro / Net, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.
A Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional.
As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.
Agência Febre