Dourados inicia a formação de jovens e adultos para a mostra fotográfica Retratos da Terra
Créditos: Exposição Retratos da Terra na cidade de Santa Cruz das Palmeiras–SP

Dourados inicia a formação de jovens e adultos para a mostra fotográfica Retratos da Terra

31 de maio de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros recebe as oficinas gratuitas de formação técnica em fotografia em parceria com a BP Bunge; câmeras fotográficas serão doadas para a comunidade e um sorteio de equipamentos será feito entre os participantes

Dourados receberá entre os dias 12 e 14 de junho às oficinas de formação técnica em fotografia da 10ª edição do Retratos da Terra, projeto produzido e criado pela Elo3 em parceria com a BP Bunge. As aulas, ministradas por Karina Bacci, fotógrafa e professora do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), contarão ainda com um fotógrafo local. Reconhecida por capacitar jovens talentos e estimular a comunidade a refletir sobre temas atuais, a iniciativa é gratuita.

Na cidade, o Retratos da Terra vai beneficiar diretamente os alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros. Os participantes serão incentivados a produzir imagens sobre o tema Prevenção do meio ambiente, sustentabilidade e energia renovável. O fotógrafo convidado é Felipe Muzili Rodrigues.

“O Retratos da Terra é uma proposta democrática e inclusiva que permite aos participantes, principalmente os jovens, exercerem um papel de protagonismo nas comunidades onde vivem. O projeto é profissionalizante, e abre a oportunidade para uma nova carreira”, explica Soraya Galgane, idealizadora da iniciativa e diretora da Elo3.

Toda a produção fotográfica dos alunos e alunas será exposta no segundo semestre deste ano em Dourados, ampliando ainda mais o diálogo e a visibilidade do projeto com os moradores. E após a exibição dos trabalhos, serão doadas câmeras fotográficas para a comunidade, além da realização de um sorteio de equipamentos entre os participantes.

“A BP Bunge acredita no poder transformador da arte e da educação, e, por isso, apoia iniciativas que estimulam a reflexão sobre temas relevantes e capacitam jovens talentos. O apoio ao projeto Retratos da Terra em Frutal reflete nosso compromisso em promover o desenvolvimento cultural e educacional nas comunidades onde atuamos”, comenta Mara Pinheiro, diretora de comunicação, relações institucionais e ESG da companhia.

A 10ª edição do projeto Retratos da Terra, acontece este ano em cinco cidades de cinco estados brasileiros: Pindamonhangaba (SP), Jacobina (BA), Itumbiara (GO), Frutal (MG) e Dourados (MS). Desde a sua criação, percorreu mais de 53 municípios, e em 2024 convida novamente os participantes a refletirem, por meio de suas imagens, sobre os temas ambientais e culturais do País. Ao combinar estudo e prática fotográfica, a iniciativa da Elo3 estimula o senso crítico dos alunos, além de revelar novos talentos.

Mais informações na página oficial do projeto no Instagram

Sobre a Elo3

Há 20 anos fazendo produções culturais engajadas na democratização do acesso à arte, a Elo3 alia-se à iniciativa privada para realizar seu propósito e ampliar seu alcance. Sempre com a colaboração de grandes artistas e profissionais e o apoio de empresas que compartilham os mesmos valores, a Elo3 oferece à sociedade projetos questionadores, inovadores e transformadores, como a Mostra 3M de Arte. Conheça mais sobre a Elo3 no nosso perfil no Instagram ou no site.

Gabriela Salomoni 


Compartilhar