E-commerce registra primeira queda de tráfego em 2024
27 de março de 2024Apesar da queda, perspectivas para os próximos meses apontam para retomada com o Mês do Consumidor e Dia das Mães
Depois dos bons resultados do fim de 2023 e janeiro deste ano, o tráfego do e-commerce seguiu a tendência esperada para fevereiro e caiu 12,3% na comparação ao mês anterior, somando 2,34 bilhões de visitas únicas. O número é 1,2% menor do que o de fevereiro de 2023, quando os acessos também haviam caído após o desempenho positivo de janeiro.
Entre os dados do Relatório, estão as retrações de alguns setores que vinham de resultados positivos desde novembro passado, como o de turismo, por exemplo, que alcançou uma marca extraordinária de 240 milhões de acessos somente no mês de janeiro deste ano. No entanto, em fevereiro, o setor sofreu uma queda significativa, perdendo quase um terço de sua magnitude (-26%) em comparação com o mês anterior.
Marcas perdem acessos em fevereiro
O Mercado Livre registrou 330 milhões de visitas, um montante 9% menor do que janeiro. A Amazon Brasil, mais do que isso, retraiu 12%, enquanto a Shopee caiu 7%. A Magalu perdeu quase um quarto do tamanho (-20,1%) em comparação ao primeiro mês do ano.
Diego Ivo, CEO da Conversion, aponta:
“Com eventos importantes se aproximando, tudo indica que os números irão subir, e os relatórios futuros têm o potencial de mostrar insights valiosos. Esses dados podem orientar estratégias e ajudar o varejo a se preparar para tirar o máximo proveito das oportunidades que se apresentam”.
Conversion