Elias Andreato estrela espetáculo online O Veneno do Teatro, que homenageia o saudoso ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra

Elias Andreato estrela espetáculo online O Veneno do Teatro, que homenageia o saudoso ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra

30 de março de 2022 Off Por Danielsuzumura
Compartilhar

Com roteiro e direção de Marcia Abujamra, peça tem nova apresentação seguida de bate-papo no dia 6 de abril, às 20h

Em 2021, a encenadora Marcia Abujamra e o ator Elias Andreato reinventaram o espetáculo O Veneno do Teatro, que foi originalmente escrito e era interpretado pelo saudoso ator, diretor, apresentador e intelectual Antônio Abujamra (1932-2015), como uma forma de homenageá-lo. Agora, o trabalho ganha uma nova apresentação online e gratuita, seguida de bate-papo, no dia 6 de abril, às 20h, por meio deste link aqui.

A montagem integrou a programação “Antônio Abujamra – A Voz do Provocador”, promovida pelo Itaú́ Cultural em comemoração aos 30 anos da fundação da Cia. Os Fodidos Privilegiados, criada por essa importante figura para o teatro, o cinema e a televisão brasileiros.

Ao longo de mais de dez anos, Antônio Abujamra encenou três versões de “O Veneno do Teatro”: a peça estreou com esse nome em 1996 e tinha participação de André Abujamra; em 1997, o solo passou a chamar “A Voz do Provocador”; e uma nova versão com o título de “provocador@” estreou em 2001 (e circulou até 2010), com participação dos atores da Cia. Os Fodidos Privilegiados.

O espetáculo era essencialmente íntimo e biográfico, pois combinava histórias reais da vida do apresentador, poemas e textos de diferentes autores que ele interpretava e seus pensamentos sobre o teatro e a televisão no Brasil.

“Nossa releitura/recriação apresenta trechos dessas histórias biográficas presentes no original de Abujamra, acrescenta vídeos de fragmentos de espetáculos que ele dirigiu, apresenta uma cena de um desses trabalhos interpretada por Andreato e fica completa com alguns depoimentos de outros artistas sobre Abu”, comenta a diretora e sobrinha do homenageado.

Sobre Antônio Abujamra

Conhecido pelo humor ácido e pelo espírito crítico, cético e provocativo, Antônio Abujamra (1932-2015) foi ator, diretor, crítico teatral, apresentador de TV e tradutor. Ele é considerado um dos grandes artistas responsáveis pela renovação cênica dos anos de 1960 e 1970. 

Formado em filosofia e jornalismo pela PUC do Rio Grande do Sul em 1957, Abujamra começou a trabalhar como crítico teatral e fez seus primeiros trabalhos como ator e diretor no Teatro Universitário, entre 1955 e 1958. 

Ao longo de sua trajetória nos palcos, passou por grandes companhias, como o Teatro Oficina e o TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, e participou da fundação dos grupos Decisão, em 1963, ao lado de Antônio Ghigonetto (1930-2010) e Emílio Di Biasi (1939-2020); e Os Fodidos Privilegiados em 1991, que recebeu importantes prêmios.

Abujamra também trabalhou como diretor e ator de televisão, em novelas, especiais, programas educativos e teleteatros. E ficou bastante conhecido pelo grande público ao apresentar o programa de entrevistas “Provocações”, na TV Cultura, entre os anos de 2000 e 2015.

Para saber mais sobre a trajetória de Antônio Abujamra, leia o verbete sobre ele na Enciclopédia Itaú Cultural, disponível aqui.

Sinopse

A diretora Marcia Abujamra e o ator Elias Adreato recriam o espetáculo O Veneno do Teatro, encenado originalmente pelo grande ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra (1932-2015). A peça reúne trechos das histórias biográficas do homenageado, vídeos de fragmentos de espetáculos dirigidos por ele e depoimentos de outros artistas sobre Abu.

Ficha Técnica

Roteiro e direção: Marcia Abujamra

Interpretação: Elias Andreato

Iluminação: Wagner Freire

Edição de Vídeo: Caio Rodriguez Montemor

Produção e administração: Mauricio I. Freitas – produção/administração 

Assessoria de Imprensa: Helô Cintra e Douglas Picchetti – Pombo Correio

Serviço

O Veneno do Teatro, de Marcia Abujamra

Apresentação seguida de bate-papo: 6 de abril, às 20h

Ingressos: grátis, assista pelo link https://us02web.zoom.us/j/86022686214

Pombo Correio


Compartilhar