Em 12 de abril, o Distrito Federal vai sediar a abertura do CSC GovTech: o maior evento de soluções digitais para o setor público 

23 de março de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O CSC GovTech – Tecnologia para transformação digital – é uma realização da plataforma Connected Smart Cities, em parceria com com o Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (IBRACHICS), e tem a missão de debater estratégias e soluções de inovação tecnológica para o avanço de práticas em governança digital no poder público.

Com o patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), a iniciativa é uma agenda estratégica de fomento a investimentos em ações e políticas públicas em prol do desenvolvimento de cidades mais inteligentes no Brasil.

Vivemos em uma sociedade da informação cada vez mais acelerada e tecnológica. Com isso, o grande desafio contemporâneo para o poder público é conseguir acompanhar esse contexto de modernidade para garantia do bem-estar e melhor qualidade de vida aos cidadãos. Neste cenário, os gestores têm a missão de buscar alternativas inovadoras para aprimorar, ou até mesmo reformular, os sistemas de prestação de serviços públicos, tornando-os cada vez mais digitais, eficientes, transparentes e confiáveis.

Este caminho de prosperidade no setor público já vem gerando bons reflexos para a população brasileira. De acordo com dados apresentados em artigo publicado pelo Portal CSC, em fevereiro deste ano, “95% dos gestores públicos disseram que a oferta digital foi ampliada. Entre as principais motivações para a transformação digital, foram apontadas a necessidade de melhorar os serviços aos cidadãos e reduzir os custos de operação.” 

Entretanto, ainda são necessários avanços em termos de qualidade operacional da administração de serviços e processos públicos fornecidos à sociedade. Para compartilhar experiências, debater estratégias e tendências de governança digital nas cidades brasileiras, será realizado o CSC GovTech – Tecnologia para transformação digital, no dia 12 de abril, em Brasília, com transmissão online ao vivo.

Local da conferência

A CEO e idealizadora do CSC, Paula Faria, explica a importância do GovTech e escolha da capital federal para sediar o encontro. “A iniciativa abre a realização do maior evento nacional de discussão de soluções digitais no âmbito do setor público, cujo intuito é incentivar práticas simples, eficientes e transparentes centradas no cidadão, que terá continuidade, posteriormente, na cidade de São Paulo. E, mesmo assim, não deixa de ser menos relevante, já que vai reunir representantes de prefeituras, secretarias, autoridades, gestores públicos, empresários, instituições financeiras e diversos profissionais envolvidos com trabalhos direcionados à temática de cidades inteligentes.”

“O Distrito Federal é um local estratégico para a abertura do CSC GovTech, já que abrange fortes representatividades políticas atuantes em segmentos voltados à modernização e inovação para a construção de smart cities. E, a partir da discussão de pautas específicas, trocas de experiências e compartilhamento de iniciativas bem-sucedidas, é possível refletir em soluções para as cidades em geral e no papel e compromisso da capital para a busca dessa transformação digital. Além de identificar estratégias, parcerias e novas tendências no mercado a serem consideradas pelos agentes de desenvolvimento da região”, analisa.

Estrutura e importância do evento

O evento CSC GovTech, em Brasília, conta com a parceria do Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (IBRACHICS) e patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). No total, são esperados, na conferência, cerca de 200 participantes, 20 palestrantes e autoridades que estarão presentes em diferentes painéis temáticos, incluindo mesas redondas com perguntas e respostas, e espaços de interação com o público. 

A programação discutirá tópicos relacionados aos temas inovação, transformação, inclusão, segurança e governança digital; integração; questões ESG; sustentabilidade; atributos de gestão pública e financeira (modelos de financiamento e contratação), e participação dos cidadãos na política pública.

“A revolução digital é uma realidade inegável. Logo, políticas públicas e práticas governamentais precisam se moldar rapidamente neste novo cenário. Com isso, o evento apresenta-se como uma oportunidade ideal para estimular debates relevantes dentro do universo de cidades inteligentes e sustentáveis e incentivar a promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e econômico dos estados em geral, principalmente da capital, importante centro político e região socioeconômica do país, considerando os pilares ESG – sociais, ambientais e de governança”, destaca o presidente do IBRACHICS, André Gomyde. 

Serviço

CSC GovTech – Tecnologia para transformação digital

12/04

9h às 18h

Museu Nacional da República (Brasília – DF)

Para mais informações sobre o evento e acesso à programação completa, clique aqui.

A transmissão do evento ao vivo poderá ser conferida no Canal Connected Smart Cities do YouTube.

Sobre o CSC GovTech

O CSC GovTech é um evento da Plataforma Connected Smart Cities que tem como propósito proporcionar espaços para integração e estimular a inovação no setor público. Irá promover a modernização e a inovação do setor para a promoção de um governo simples, eficiente e transparente centrado no cidadão. Uma oportunidade única para governo e empresas se reunirem em um dia de compartilhamento, colaboração e conversas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de ferramentas, políticas e modelos que são essenciais para a operação dos governos em um mundo digital.

Sobre a Necta

A Necta desenvolve plataformas que conectam pessoas, criando ecossistemas de negócios nos segmentos de aeroportos, aviação, PPPs, infraestrutura, cidades, mobilidade, segurança pública e inovação social. A equipe é formada por profissionais das áreas de marketing, comercial, comunicação, designer, web, mídia social, pesquisa e estratégia. A Necta cria plataformas de conteúdo para clientes e parceiros, e também desenvolve projetos próprios, como o Connected Smart Cities & Mobility; AirConnected & Connected Urban Air Mobility (CUAM), P3C e o Parque da Mobilidade Urbana (PMU).

Necta iNova Com,.


Compartilhar