Em Brasilândia, Dia da Oportunidade reúne empresários e produtores da agricultura familiar

Em Brasilândia, Dia da Oportunidade reúne empresários e produtores da agricultura familiar

6 de março de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Capacitações, feira e sessão de negócios fizeram parte de evento realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal

Mais de 100 empreendedores de Brasilândia, na região leste do Estado, participaram nessa terça-feira (27) do Dia da Oportunidade.

Realizada na Fundação AH, a iniciativa integra o programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal e levou para os participantes uma ampla programação gratuita composta por sessão de negócios, feira com empreendedores locais e capacitações nas áreas de vendas, atendimento, marketing digital, gestão financeira e agricultura familiar.

Ainda na data, o município celebrou o encerramento de uma turma do programa Sebrae Delas, que incentiva o empreendedorismo feminino.

O prefeito de Brasilândia, Antônio de Pádua Thiago, enfatiza que o Dia da Oportunidade é mais uma ação do programa Cidade Empreendedora para o município, incentivando os diversos setores econômicos. “Brasilândia está no segundo ciclo do programa Cidade Empreendedora e nós incluímos todos os segmentos da sociedade como o agronegócio, o comércio e a agricultura familiar, que são de extrema importância. Nós estamos aqui para apoiar as pessoas que acreditam no seu potencial e buscam suporte e orientações para realizar os seus sonhos”, disse.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, reforça o compromisso com Brasilândia e o apoio de diversas entidades para o crescimento do município.

“Aqui em Brasilândia temos uma boa receptividade, pois conseguimos parcerias com a Prefeitura, Sindicato Rural, Associação Comercial e grupos empresariais para apoiar os pequenos empresários e empreendedores. Trouxemos oportunidades de capacitação, rodadas de negócios, consultorias e outras soluções para mais de mil pequenos negócios. Nosso objetivo é estarmos cada vez mais próximos”, reforçou.Outras autoridades que também estiveram presentes na abertura do Dia da Oportunidade foram o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Valdeir Santana Leite; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Brasilândia (ACIABRA), Pedro Neves; o vereador José Quintino e a gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori.

Ações para empreendedores

Para promover um importante networking entre os empreendedores locais, a programação do evento contou com uma Sessão de Negócios que reuniu 19 participantes.

Uma delas foi a empresária Regina Zogheib, que acredita no potencial de Brasilândia há 25 anos e possui uma das lojas mais tradicionais da cidade: a Libaneza Center.

“Nosso negócio é familiar e eu conto com a ajuda do meu marido e do meu filho para manter este sonho, que começou quando cheguei aqui. Hoje sinto orgulho por empregar muita gente e contribuir para o desenvolvimento da cidade”, relatou.

A ação também foi valiosa para uma das maiores empresas participantes da Sessão de Negócios, a Agropecuária SF.

“Foi ótimo participar. Conheci representantes de empresas que podem ser futuros parceiros, como dentista e empresários de usinas fotovoltaicas”, pontuou um dos representantes do estabelecimento, Indalécio da Costa Rodrigues.

“Nós trabalhamos numa empresa grande, que possui 240 colaboradores em dois estados do Brasil. Hoje conseguimos mostrar um pouco do que produzimos e no que acreditamos”, complementa o colega da empresa, Matheus Henrique Veloso.

Durante o evento, também houve uma Feira de Negócios com a participação de produtores da agricultura familiar e empreendedores do município que apresentaram produtos para a comunidade.

Dentre os expositores, uma em especial chamou bastante a atenção dos visitantes: Ramona Coimbra Pereira, vice-cacique da comunidade Ofayé, que levou produtos confeccionados pelas indígenas.

“Nós temos um grupo de 16 mulheres que confeccionam as toalhas de mesas, colares, enfim, artesanato e peças que retratam o dia a dia da nossa aldeia. Cada peça aqui resgata um pouco de nossa cultura e nossos valores. O dinheiro que arrecadamos com as vendas mantêm esse projeto e ainda ajuda as famílias”, declarou.

Outra iniciativa importante do evento, foi levar conhecimento para que o empreendedor pudesse se qualificar. Dentre as capacitações, houve a palestra “Dicas de Como Atender e Vender Bem”.

A atendente de caixa Franciele Siqueira participou e aprovou o conteúdo disponibilizado no evento. “Aprendi a forma correta de iniciar um atendimento, que tenho que cativar o cliente.

Foi muito importante ter essas dicas, pois elas ajudam bastante em nosso trabalho na loja”, reforçou.

E, para dar dicas aos empreendedores e trazer tendências de mercado, o destaque do Dia da Oportunidade foi a palestra magna “O Novo Jeito de Vender”, com o especialista em varejo e consumo Fred Rocha, que também é apresentador do Programa Empreender, transmitido pela TV Morena, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso do Sul.

Empreendedorismo femininoAinda como parte da programação, houve o encerramento do ciclo de 2023 do programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso para as empreendedoras de Brasilândia.

Essa é a principal iniciativa do Sebrae/MS voltada ao público feminino, que visa aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres.

Ela é levada ao município por meio da parceria com a Prefeitura Municipal, via programa Cidade EmpreendedoraPara marcar a solenidade de encerramento, o Dia da Oportunidade contou com o talk show “Mulheres em Ação”, para inspirar as participantes em seus negócios.

O bate-papo teve a participação de Fernanda Monteiro dos Santos Miranda, psicóloga e consultora de coloração pessoal; Lúcia Rodrigues Alves, da empresa Luplus Moda Evangélica e Abigail Riscarolli Monteiro, da VG Oficina Mecânica.

A iniciativa atraiu 75 empreendedoras da cidade.Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.


Compartilhar