Em cinco meses, Projeto Escola do IEE capacita 239 profissionais de educação e saúde

Em cinco meses, Projeto Escola do IEE capacita 239 profissionais de educação e saúde

16 de novembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Criado pelo Instituto Esporte e Educação, teve os cursos iniciados em julho, atendendo a um público bem diversificado, com temas envolvendo a metodologia do esporte educacional do IEE

Novembro, 2023 – O projeto Escola do IEE encerra no mês de dezembro as atividades formativas de 2023. Criado pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), fecha o primeiro ano de atividades com a capacitação de 239 profissionais das áreas de educação e saúde. Foram 13 turmas a partir de julho, em cursos nas temáticas Escolas Ativas, Metodologia IEE de Esporte Educacional, Condicionamento Funcional e Liderança Juvenil, com um público bem diversificado, formado por gestores, diretores, professores e estudantes de Educação Física, professores generalistas, estudantes/universitários, lideranças comunitárias e jovens.

Mais de 200 profissionais foram capacitados (IEE / Divulgação)

“O projeto contribuiu para a formação dos profissionais e jovens, que envolvidos com a temática do Corpo em Movimento, qualificaram a sua prática pedagógica e ampliaram a rede de acesso de crianças, jovens, adultos e idosos à educação física, esporte, linguagem corporal e atividade física de qualidade, dentro e fora do contexto escolar”, explica Fabio D’Angelo, coordenador pedagógico do IEE.

No seminário de encerramento dos cursos, previstos para serem realizados nos meses de novembro e dezembro, serão apresentados relatos das experiências desenvolvidas pelos participantes ao longo da trajetória formativa, com os mais de 200 kits de material esportivo distribuídos nas diferentes turmas.

São projetos didáticos, planos de ação, aulas e jogos que, desenvolvidos dentro e fora das escolas, fizeram do movimento o elemento base da intervenção pedagógica, visando educação integral e saúde de todos e todas que são impactados indiretamente pelo projeto.

Cursos on-line complementam as aulas presenciais (IEE / Divulgação)

Atuação dos jovens – As ações desenvolvidas pelos jovens são um exemplo da repercussão da Escola do IEE, que tem apoio de Itaú e Hertz Farmacêutica, via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal. Nos meses de setembro e outubro, como parte do processo de formação, foram realizados cerca de 15 eventos de esporte educacional, com a participação de 1.004 crianças.

Os jovens, de 13 a 17 anos, aplicaram as habilidades de liderança construídas durante o curso e assumiram a responsabilidade e o compromisso de liderar, sem interferência direta dos adultos/professores, a realização de ações esportivas e culturais para as crianças das comunidades em que vivem.

Os índices de aprovação revelam uma média de 98,33% dos participantes satisfeitos com os cursos oferecidos. Vale ressaltar que 99,66% deles enxergam boas possibilidades de aplicação dos conteúdos estudados nos diversos contextos em que atuam.

“Os resultados são animadores. A Escola do IEE é um espaço comprometido com a educação de qualidade e com o direito de todos os cidadãos brasileiros ao esporte e à atividade física segura e inclusiva”, afirma Fabio.

O projeto – A Escola do IEE disponibiliza cursos gratuitos e presenciais (com algumas atividades à distância), voltados para diferentes temas, com toda a experiência do Instituto, que há mais de duas décadas desenvolve sua metodologia baseada no esporte educacional. Os participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência receberão um certificado. São formações presenciais na sede do IEE, na capital paulista. Já as atividades remotas têm como base a plataforma digital do IEE (Moodle).

O público-alvo são professores e gestores das redes públicas (educação, esporte, saúde e assistência social) e também de Organizações Sociais que trabalham com esporte na cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Assim como estudantes universitários e jovens líderes comunitários que participem de projetos de esporte na cidade de São Paulo e Grande São Paulo.

Mais informações sobre o Projeto Escola IEE: www.esporteeducacao.org.br.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL


Compartilhar