Em inauguração de Usina de Hidrogênio Verde, Longen destaca a importância da ciência para competitividade das empresas

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, participou, nesta sexta-feira (25/04), da inauguração da primeira Usina de Hidrogênio Verde do Centro-Oeste.

O equipamento foi instalado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) junto ao Laboratório Multiusuário de Estudos sobre Hidrogênio (H2V+), em Campo Grande.

Longen relembrou que a iniciativa se soma a outras, como as desenvolvidas pelo Instituto Senai de Inovação em Biomassa, localizado em Três Lagoas, na busca pelo desenvolvimento de energias renováveis.

“É um grande projeto para compor um ambiente de inovação. No mundo de hoje a ciência é algo que se faz necessário. Perdemos a competitividade rapidamente em todas as áreas caso não estejamos alinhados dessa forma. Então, devemos estar sempre atentos. E num ambiente como esse de pesquisadores, uma universidade do porte da UFMS, me sinto muito feliz e realizado em ver a conclusão desse sonho no Mato Grosso do Sul”, afirmou.

A reitora da UFMS, Camila Ítavo, afirma que a Usina de Hidrogênio Verde coloca a ciência como a grande protagonista do desenvolvimento para o Estado e para o país.

“É uma demonstração clara que a universidade é celeiro de projetos inovadores que trazem transformação para a nossa sociedade, assumindo a vanguarda de relevantes discussões para o mundo.

É um passo significativo que traz ainda a parceria público-privada para o sucesso”.

Além disso, o projeto piloto vai ampliar a formação de estudantes e oferecer capacitação para as indústrias e pesquisadores da região e de todo país.

Já o governador Eduardo Riedel destacou que a estrutura está alinhada com os compromissos pactuados pelo Estado.

“O que representa essa usina para Mato Grosso do Sul, dentro das diretrizes assumidas por nós, é muito relevante.

Estamos inseridos dentro de uma agenda global, que envolve segurança alimentar, transição energética e sustentabilidade.

São os três grandes eixos que hoje movem a geopolítica e econômica mundial e temos nos posicionado nesses temas de maneira muito clara, com a colaboração da indústria”, destacou.

Instalada na Cidade Universitária, a usina já está operando para demonstração e produção industrial, integrando ensino, pesquisa, empreendedorismo e inovação.

A iniciativa é voltada à produção de energia limpa e renovável, a partir das separação da molécula da água (H2O), utilizando energia elétrica de fonte solar.

A Usina tem capacidade de produção de uma tonelada de hidrogênio por mês e posiciona a UFMS e Mato Grosso do Sul na vanguarda da transição energética e da pesquisa em hidrogênio verde no país, por meio do Laboratório Multiusuário de Estudos sobre Hidrogênio Verde da UFMS.

Veja mais novidades no "Portal TresLagoasMS .com"