Em nove dias, o Fliv reúne mais de 600 atividades gratuitas, com autores de destaque, convidado internacional e shows de grandes artistas da música brasileira

A abertura do Festival acontece amanhã, aniversário de Votuporanga (8/8), com apresentações da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP e da Orquestra de Sopros e Percussão Facmol. A programação conta com nomes da literatura brasileira e da música, como Renato Teixeira, Toni Garrido, Os Originais do Samba, Di Ferrero e muitos outros

Fotos das atrações e atividades: https://encurtador.com.br/ewYym 

De 8 a 16 de agosto, o Parque da Cultura, em Votuporanga (SP), será palco da 15ª edição do Festival Literário de Votuporanga (Fliv), evento que reúne programação gratuita voltada à literatura, música, artes cênicas, educação, infância e à preservação da memória.

Com o tema “Que histórias nos pertencem nessa travessia tecnológica?”, o festival propõe reflexões sobre o papel das tecnologias nas formas de narrar e vivenciar experiências no mundo contemporâneo.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 8 de agosto, data em que Votuporanga comemora 88 anos de fundação, com apresentações da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, sob a regência de Wallas Pena, e da Orquestra de Sopros e Percussão Facmol, de Pereira Barreto.

A primeira trará ao palco o tenor Jean William e o pianista Davi Campolongo. A segunda, formada por jovens e professores, apresenta um espetáculo performático com repertório diversificado.

Ainda na cerimônia, será assinado o decreto que oficializa o tombamento do Festival Literário de Votuporanga como patrimônio cultural imaterial do município, aprovado por unanimidade pelo COMDEPHAACT (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Ambiental e Cultural de Votuporanga).

Também serão inauguradas novas atrações no Parque da Cultura, como uma tirolesa e pedalinhos, com recursos viabilizados pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Os homenageados desta edição são a escritora Blandina Franco e o ilustrador José Carlos Lollo, autores reconhecidos na literatura infantil, e o IBEAC (Instituto Brasileiro de Estudo e Apoio Comunitário), organização com atuação destacada em educação e justiça social.

O evento também presta homenagem póstuma ao professor Milton Perecin dos Santos, da rede municipal de ensino, que será o patrono desta edição.

A curadoria foi assinada pela escritora e pesquisadora Kiara Terra e a gestora cultural Roselaine de Souza.

Com nomes relevantes no cenário literário nacional, o festival destaca a participação internacional do ilustrador português Sergio Condeço, convidado da Mesa dos Homenageados.

O evento destaca também a participação da poeta e performer Ryane Leão, atuante na poesia marginal e nas redes sociais; da educadora Bel Santos Mayer, coordenadora do IBEAC e homenageada desta edição; e do escritor Bruno Souza de Araújo, que conduz mesas e oficinas sobre literatura negra e bibliotecas comunitárias.  

Sobe ao palco nomes  como Renato Teixeira, referência da música raiz, Toni Garrido, com seu repertório pop-reggae, Os Originais do Samba, que trazem a energia do samba tradicional, e Di Ferrero, conhecido por sua trajetória no rock nacional.

Flivinho

O Flivinho ganha mais espaço neste ano, com atividades voltadas à primeira infância que transformam o Parque da Cultura em um ambiente lúdico com contações de histórias, shows ao vivo, pintura facial, oficinas e espetáculos circenses.

A programação contempla ainda a Biblioteca Flivinho e o CircoShow Fliv, criados para incentivar desde cedo o encantamento pelas palavras e o prazer da leitura.

As escolas da rede municipal de ensino também da cidade e da região também podem participar, com agendamento de caravanas, ampliando o impacto educativo do festival e a democratização da literatura.

As escolas interessadas devem entrar em contato pelo telefone (17) 3405-9670, ramal 214, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. 

O Sesc Rio Preto, parceiro do festival, marca presença com atividades para as crianças, com atividades como a vivência “Roda de musicalidade para bebês”, o “Quintal Baobá”, que valoriza expressões da cultura popular e afro-brasileira, e uma oficina para a confecção de marcadores de página com luz de LED.

Também integra a programação a “Leitura Surpresa”, que apresenta autores da Literatura Periférica em parceria com o Sarau do Binho, além de um bate-papo sobre literatura infantojuvenil com Raul Marques. A obra de Carolina Maria de Jesus também será reverenciada por meio do álbum “Dá-me as Rosas”, da compositora e artista paraibana Socorro Lira, que homenageia a poesia da escritora.

Fabio Schunck marca presença e conversa com o público sobre o livro “As aves no Sesc Bertioga”, que revela a diversidade de espécies e os encantos da observação de pássaros na região.

Toda a programação do Fliv 2025, você encontra neste link

Curadoras do Fliv 2025

Kiara Terra

Kiara Terra é atriz, escritora e pesquisadora na área de Sociologia da Infância, doutoranda pela Universidade do Minho (Portugal). Formada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP, com habilitação em Performance, atua desde 1998 com narrativas interativas, nas quais o público é coautor da cena.

Sua trajetória une performance, infância e arte narrativa contemporânea, com destaque para sua atuação em programas de mediação cultural em instituições como o SESC-SP, Bienal de Arte de São Paulo e a plataforma internacional Vídeo Brasil.

Em duas décadas de atuação, Kiara desenvolveu projetos voltados à democratização da leitura e das artes em escolas e territórios vulneráveis em todo o Brasil.

Em 2020, participou da criação do programa “Deixa que eu conto”, uma iniciativa do UNICEF que alcançou 60 milhões de ouvintes com conteúdos infantis acessíveis para crianças com deficiência, em situação de refúgio e de povos originários.

Idealizadora da série “Leia com uma Criança” para o Itaú Social, também apresentou ações de mediação de leitura nas plataformas do Estado de São Paulo.

Em 2025, lança novos títulos no Brasil e em parcerias com editoras em Portugal e Itália. Sua presença na curadoria do FLIV 15 Anos celebra uma trajetória comprometida com a escuta, a imaginação e a potência transformadora da palavra.

Roselaine de Souza

Técnica de programação artística no Sesc Rio Preto, atuando na elaboração e desenvolvimento de projetos culturais nas áreas de música, literatura e outras linguagens artísticas.

Possui formação em Arquitetura e Urbanismo, com especialização em habitação social, o que contribui para sua visão multidisciplinar e sensibilidade cultural.

Com experiência na organização e implementação de atividades culturais, dedica-se a promover o acesso à cultura e a integração de diferentes manifestações artísticas, sempre buscando inovação e impacto social em seus projetos.

Homenageados

Blandina Franco e José Carlos Lollo

A escritora Blandina Franco e o ilustrador José Carlos Lollo formam uma das parcerias mais premiadas e reconhecidas da literatura infantil brasileira.

Desde 2009, assinam juntos mais de 60 obras que se destacam pela criatividade, delicadeza e sensibilidade com que abordam o universo das infâncias.

Finalistas do Prêmio Jabuti em três edições e vencedores em outras duas, também receberam distinções como o Prêmio APCA, o Selo Cátedra 10 (Unesco), o Prêmio AEILIJ de melhor livro infantil e menções honrosas em premiações nacionais e internacionais, como a Feira de Bolonha.

Suas obras foram publicadas em países como Portugal, China, Belarus e Turquia, e frequentemente figuram entre os melhores livros do ano em veículos como o Estadinho (O Estado de S. Paulo) e a Revista Crescer.

Entre os títulos de destaque, estão Quem soltou o Pum, Crônicas da Norma, A Raiva, Os Pombos e A matemática do Urso.

A homenagem do FLIV 2025 reconhece a contribuição singular de Blandina e Lollo para a literatura infantil brasileira, com narrativas que provocam, emocionam e instigam leitores de todas as idades.

Coletivo Homenageado

IBEAC – Instituto Brasileiro de Estudo e Apoio Comunitário

Fundado a partir da iniciativa de Leona Forman e de um grupo de pessoas comprometidas com a transformação social, o Instituto Brasileiro de Estudo e Apoio Comunitário (IBEAC) é uma organização de referência no fortalecimento de iniciativas locais voltadas à justiça social, à educação e à equidade.

Com atuação em comunidades periféricas e em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), o IBEAC articula conhecimento técnico e investimento social, promovendo ações nos eixos de empreendedorismo negro, equidade de gênero, educação, meio ambiente e mudanças climáticas.

Sua metodologia consolidada valoriza a escuta, a autonomia e a articulação em rede, potencializando lideranças e projetos que ampliam horizontes de cidadania e dignidade para milhares de brasileiros.

O FLIV 2025 homenageia o IBEAC por sua atuação histórica na promoção da leitura e da educação como instrumentos de emancipação, transformando territórios por meio do poder das histórias e da ação comunitária.

Sobre o Fliv – Festival Literário de Votuporanga

O Festival Literário de Votuporanga (Fliv) é uma realização da Prefeitura de Votuporanga, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Votuporanga, Sebrae, Sesi, Saev Ambiental, Neo energia, SP Leituras, Siseb, APPA Difusão Cultural, Difusão Cult SP, Idg e Pontos MIS. Patrocínio de Starb, Pacaembu, Flash Net Brasil, Uniodonto, Usina Santa Adélia, Cantóia e Figueiredo Empreendimentos, Noromix e Cincor Tintas.

O festival tem ainda fomento do Proac SP por meio de (ICMS) da Itamarati, Guaraná Poty, R2 Pharma, Proença Supermercados, Monte Santo Logística, Vip Forros, Porecatu Supermercados, Grupo HSA, JJ Vieira, Frulev e Santa Cruz Rede de Supermercados.

Promoção: TV TEM. Realização: Unifev, Sesc, Senac, Prefeitura de Votuporanga, Tudo Vira Cult SP, Governo do Estado de São Paulo.

Assessoria de Imprensa

FLIV – Festival Literário de Votuporanga

João Vitor Boni – (17) 99167-6132

Karol Bianconi – (17) 99751-5908

Portais Parceiros