Em palestra, sushiman número um do Brasil traçou o caminho para a estrela

26 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Com a fala mansa, típica da sabedoria oriental, o sushiman Jun Sakamoto encantou os mais de 230 participantes com sua palestra “Gestão para Bares e Restaurantes – como sobreviver e viver”, que aconteceu no auditório do Bioparque, na manhã desta quinta-feira (22). O chef contou um pouco da sua trajetória, dos desafios, erros e acertos que o levaram a ser considerado o sushiman número um do Brasil, e a ganhar uma estrela Michelin.

O presidente da Abrasel, Juliano Wertheimer, destacou a parceria da Abrasel MS com outras entidades para a realização do Festival do Peixe e agradeceu o apoio. “A realização do 1º Festival do Peixe, que faz parte da Semana do Pescado, aconteceu com patrocínio do Sebrae MS, e apoio do Sesc, Senac, Senar e Governo de MS, a quem agradecemos a parceria e confiança em nosso trabalho”.

Juliano também falou sobre os momentos que o setor atravessou durante a pandemia. “Fomos a capital em que bares e restaurantes menos fecharam as portas durante a pandemia, isso graças à interlocução e ao bom diálogo estabelecido com as autoridades”.

O diretor superintendente do Sebrae, Tito Estanqueiro, reforçou a importância das iniciativas no setor de gastronomia e que o Sebrae acredita que o desenvolvimento se faz com atitude e protagonismo. Já a diretora regional do Sesc, Regina Ferro, destacou que o pescado faz parte do cardápio dos restaurantes da entidade; e a gerente de gastronomia do Senac, Roberta Francis, enfocou a parceria daquela instituição com a Abrasel MS.

Na palestra, Sakamoto respondeu a perguntas dos participantes, onde deu dicas sobre gestão e ponderou a importância de implantar os processos dentro dos restaurantes, além de reforçar que o empresário precisa entender de administração.

Lição do pai
Num dos momentos da palestra, Sakamoto lembrou de uma passagem com seu pai: durante a reforma em seu restaurante, o pai perguntou se ele porque chama restaurante e diante de seu silêncio, respondeu que “é porque o cliente vai até lá para ser restaurado”.

Participaram do evento, o diretor superintendente do Sebrae, MS, Tito Estanqueiro, a diretora regional do Sesc, Regina Ferro, a gerente de gastronomia do Senac, Roberta Francis, representando o diretor regional Vitor Mello, a Vice-Reitora da UFMS, professora Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, representando o reitor Marcelo Turim, o gerente de Comércio e Serviços da Sidagro, Gabriel Batista, representando o secretário Adelaido Vila, Neuza Krabbe, representando o secretário da Sectur, Max Freitas e o superintendente da ACICG, Roberto Oshiro, representando o presidente Renato Paniago.

A palestra Gestão para Bares e Restaurantes – como sobreviver e viver”, com o chef Jun Sakamoto encerrou o 1º Festival do Peixe de MS, que faz parte da Semana do Pescado.

Bureau Planejamento


Compartilhar