Embrapa Pecuária Sul apresenta soluções tecnológicas para o campo na Expointer 2025

Foto: Márcia Silveira

A Embrapa Pecuária Sul marca presença em mais uma edição da Expointer, que acontece entre os dias 30 de agosto e 07 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS).

Além da apresentação de soluções tecnológicas no estande da Embrapa, no Pavilhão Internacional, a instituição terá uma agenda diversificada, como a participação em simpósios, seminários e eventos técnicos, a assinatura de convênios com parceiros e também participa das discussões do plano Recupera Rural RS, iniciativa que reúne ações de mitigação, recuperação e reestruturação do setor agropecuário após as enchentes de 2024.

No dia 05, na cerimônia oficial dos lançamentos, a Embrapa Pecuária Sul e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul assinam um protocolo de intenções voltado ao desenvolvimento e implementação de pesquisas e tecnologias capazes de mitigar as emissões de gases de efeito estufa no estado.

A iniciativa busca alinhar inovação científica com políticas públicas, criando mecanismos para valorizar a pecuária sustentável e contribuir para a agenda de descarbonização da produção de carne bovina. Entre as ações previstas estão a validação dos protocolos de certificação das marcas-conceito da Embrapa — Carne Carbono Neutro (CCN), Carbono Nativo (CN) e Carne Baixo Carbono (CBC) —, adaptados à realidade gaúcha.

A Embrapa Pecuária Sul articulou e vai participar, no dia 01/09, a partir das 10h, do evento Menos Mitos, Mais Ciência – O Papel da Carne na Alimentação. A iniciativa, realizada em parceria com o Sebrae/RS, contará com palestras das pesquisadoras Cristina Genro e Elen Nalério, e análise sensorial de carnes conduzida pela analista Citieli Giongo.

O evento acontece no Espaço do Sebrae, no Pavilhão das Máquinas. Já no dia 02/09 será realizado o seminário Forrageiras para sistemas pecuários mais rentáveis resilientes que acontece na Casa da Emater/RS-Ascar, na parte da tarde. Realizado em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Rural e a Emater, o evento terá a participação dos pesquisadores Daniel Montardo e Gustavo Silva.

No estande da Embrapa serão apresentadas ao público algumas soluções desenvolvidas para o desenvolvimento do setor pecuário.

Entre elas, destacam-se as cultivares desenvolvidas pela Embrapa e que já estão disponíveis para os produtores: capim-sudão BRS Estribo, trevo-branco BRS URS Entrevero, azevém BRS Integração, ervilhaca URS BRS Presilha, trevo Vermelho URS BRS Mesclador e cornichão URS BRS Posteiro.

Também estará disponível a tecnologia Pasto sobre Pasto, que consiste no manejo de mais de uma espécie forrageira, com ciclos e características complementares de produção, em uma mesma área.

Outra tecnologia destacada é o Método Integrado de Recuperação de Pastagens (Mirapasto), que tem como foco a recuperação de áreas degradadas ou severamente infestadas pelo capim-annoni.

Além da área para exposição de tecnologias, o estande da Embrapa conta com o Espaço Arena, local onde serão realizadas palestras e eventos durante toda a Expointer. Pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul vão participar das seguintes palestras na Arena: Gustavo Silva e Douglas Velho (SDR) – Cultivares Forrageiras no Programa Recupera RS, dia 02/09, às 9h45; Vinicius Lampert – EstriboSim, dia 02/09, às 16h30; Vinicius Lampert e Thomás Capiotti (InovaTech) – Apresentação do Simulador da Pecuária de Corte e da Plataforma Agropecuária, dia 04/09, às 10h30; e Cristina Genro – Tecnologias com potencial de mitigar gases de efeito estufa em sistemas pecuários, dia 05/09, às 9h.–

Fernando Goss

Jornalista – Núcleo de Comunicação Organizacional

Embrapa Pecuária Sul

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Bagé – RS

fernando.goss@embrapa.br

Telefone: +55 (53) 999257039
www.embrapa.br/pecuaria-sul

www.embrapa.br | fb.com/embrapa | twitter.com/embrapa

Não contém vírus.www.avg.com


__________________________
Aviso de confidencialidade

Esta mensagem da Empresa  Brasileira de Pesquisa  Agropecuaria (Embrapa), empresa publica federal  regida pelo disposto  na Lei Federal no. 5.851,  de 7 de dezembro de 1972,  e  enviada exclusivamente  a seu destinatario e pode conter informacoes  confidenciais, protegidas  por sigilo profissional.  Sua utilizacao desautorizada  e ilegal e  sujeita o infrator as penas da lei. Se voce  a recebeu indevidamente, queira, por gentileza, reenvia-la ao emitente, esclarecendo o equivoco.

Confidentiality note

This message from Empresa  Brasileira de Pesquisa  Agropecuaria (Embrapa), a government company  established under  Brazilian law (5.851/72), is directed exclusively to  its addressee  and may contain confidential data,  protected under  professional secrecy  rules. Its unauthorized  use is illegal and  may subject the transgressor to the law’s penalties. If you are not the addressee, please send it back, elucidating the failure.

Portais Parceiros