Embrapa Pecuária Sul recebe voto de louvor na Câmara Federal

Embrapa Pecuária Sul recebe voto de louvor na Câmara Federal

23 de junho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Homenagem foi realizada pelo aniversário de 47 anos do centro de pesquisa

A Embrapa Pecuária Sul recebeu, nesta terça-feira (21/06), em Brasília, um voto de louvor do poder legislativo federal pelo seu aniversário de 47 anos, celebrado em 13 de junho. A homenagem aconteceu durante reunião da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) e encerrou um ciclo de congratulações destinadas ao centro de pesquisa neste mês, que contou, também, com condecorações da Assembleia Legislativa do RS e da Câmara de Vereadores de Bagé, município onde a Unidade está localizada.

Por proposição do deputado federal Sérgio Souza, o voto de louvor foi recebido pelo chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Flores Cardoso, que esteve acompanhado na reunião do diretor-executivo de gestão institucional da Embrapa, Tiago Ferreira. Durante o evento, Cardoso fez menção às contribuições da empresa para o Brasil, que passou de importador de alimentos para um dos maiores produtores e exportadores de alimentos no mundo. “Nos sentimos extremamente gratos e honrados com as distinções e mantemos cada vez mais forte nosso compromisso com a pesquisa, com a pecuária e com todos os parceiros do setor produtivo”, destacou o chefe-geral do centro de pesquisa.

Ferreira destacou a parceria da Embrapa com o parlamento como fundamental para que o Brasil tenha alcançado o patamar de grande potência agroalimentar no mundo. “A Embrapa tem a missão e a gente trabalha todo o dia para entregar soluções ao produtor, para resolver problemas do dia a dia do produtor, como também para promover avanços, para colocar o Brasil na posição que está. E esse trabalho é desenvolvido dentro dos centros de pesquisa”, disse.

Conforme o deputado Sérgio Souza, propositor da homenagem, a Embrapa tem uma missão institucional muito importante para o Brasil. “Destacamos hoje a Embrapa Pecuária Sul, que ao longo de quase meio século tem contribuído para o desenvolvimento da pecuária, garantindo carne de qualidade para os brasileiros e para o mundo”, disse o deputado Sérgio Souza, propositor da homenagem.

O deputado federal Afonso Hamm falou sobre a importância de valorizar o trabalho de pesquisa desenvolvido pelos centros de pesquisa da Embrapa. “Destaco a importância dessa instituição que tem possibilitado pesquisas e o suporte aos pecuaristas e na produção de alimentos e a utilização de sistemas sustentáveis”, disse.

O deputado federal Alceu Moreira associou a evolução do agro brasileiro às pesquisas desenvolvidas pela Embrapa. “A pesquisa da Embrapa mudou no Brasil todo o nosso sistema produtivo, para ser um dos mais qualificados e competitivos do mundo. Se olharmos a paisagem do Pampa vamos ver as marcas da pesquisa da Embrapa Pecuária Sul”, disse.

Assembleia do RS

O aniversário da Embrapa Pecuária Sul também foi lembrado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em proposição feita pelo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, deputado Adolfo Brito.  No dia 07 de junho, representantes do centro de pesquisa foram recebidos pelo presidente da casa, deputado Valdeci Oliveira junto com Brito. Já no dia 08 foi realizada uma homenagem na Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo.

Câmara de Vereadores de Bagé

No dia do aniversário da Unidade, a Câmara de Vereadores de Bagé realizou uma sessão especial em reconhecimento ao trabalho desenvolvido nesse período e às contribuições para o setor pecuário, proposição feita pelo presidente da Casa, Augusto Lara, e pela vereadora Lia Rejane Presa. A sessão contou com a participação dos integrantes da gestão da unidade e também da maioria dos empregados. Durante o evento, o pesquisador Joal Brazzale Leal, que há 59 anos atua na pesquisa agropecuária, também recebeu uma homenagem do legislativo bageense.


Compartilhar