Embrapa Pesca e Aquicultura recebe comitiva da JICA
Foto: Elisângela Santos

Embrapa Pesca e Aquicultura recebe comitiva da JICA

3 de junho de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Agência japonesa pretende realizar ações de cooperação técnico-científicas para recuperação de áreas degradadas

Na última segunda-feira (27), uma comissão da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) esteve na Embrapa Pesca e Aquicultura com o objetivo de levantar informações para o estabelecimento de futuros contratos de cooperação científica, visando à recuperação de áreas degradadas. A ideia do governo japonês é aumentar a importação de alimentos do Brasil, produzidos com base sustentável.

Na ocasião, foram apresentadas informações sobre as características da agricultura no Tocantins, as condições climáticas, ambientais, produtividade, os desafios da ciência no estado e a atuação da Embrapa na região. 

“A Agência pretende implantar projetos-piloto para recuperação de áreas degradadas”, afirma Katsuya Ishihara, coordenador de projetos da JICA e um dos membros da comitiva que esteve na Embrapa Pesca e Aquicultura. Segundo Ishihara, após a visita à Unidade, o grupo iria seguir para o município de Pedro Afonso (TO), a fim de reunir-se com a Cooperativa Agroindustrial de Tocantins (Coapa).

Foto: Elisângela Santos

A visita de membros da Jica ao estado é resultado da assinatura do Memorando de Cooperação na área de Recuperação de Áreas Degradadas, no dia 03 de maio, durante a visita do Primeiro-Ministro Kishida a Brasília. A JICA, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Embrapa ratificaram o documento. O acordo de cooperação vai ao encontro do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), instituído em dezembro do ano passado.

A reunião na Embrapa Pesca e Aquicultura contou com a presença da chefia da Unidade, além da equipe de técnicos das áreas de Sistemas Agrícolas e Transferência de Tecnologia.

Embrapa Pesca e Aquicultura


Compartilhar