Embratur vai capacitar agentes, fazer parcerias e lançar concurso em feira no Rio

Embratur vai capacitar agentes, fazer parcerias e lançar concurso em feira no Rio

26 de setembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Maior feira do setor de turismo do Brasil acontece entre os dias 27 e 29 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) prepara uma presença robusta na 50ª edição da ABAV Expo, a maior feira de turismo do Brasil e uma das principais da América Latina, que acontece entre os dias 27 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ). A Agência reservou ao evento a assinatura de acordos com companhias aéreas e associações do trade brasileiro, com foco em uma estratégia conjunta de promoção de voos e destinos. Haverá também o lançamento de um concurso para produção audiovisual, o lançamento do “Guia de Ações Climáticas para o Turismo”, e a assinatura de campanhas cooperadas para os mercados da Europa e América Latina e muito mais.

A participação da Embratur na ABAV Expo 2023 será marcada também por uma série de atividades que envolvem a capacitação do trade, debates sobre tendências do turismo e rodadas de negócios. O evento será realizado no Centro de Convenções Riocentro, e a expectativa é de que cerca de 40 mil pessoas participem das atividades que acontecem ao longo dos três dias de exposição.

“É a estreia da nossa gestão na Abav Expo, e nossa equipe está engajada para que seja esse um momento de realização de novos e importantes negócios para atrair cada vez mais turistas estrangeiro para o Brasil. Mas também vamos na Abav Expo assinar parcerias importantes, que vão trazer resultados muito positivos na promoção do Brasil no exterior. Será uma oportunidade ainda de fortalecer o diálogo e a construção coletiva da nossa estratégia com quem faz o turismo acontecer em todo o país”, explicou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Novos acordo de promoção
No dia 27, a Embratur e a associação Resorts Brasil assinam um Acordo de Cooperação Técnica para promoção internacional dos resorts brasileiros. No mesmo dia, a Embratur assina acordos com a TAP Air Portugal e Copa Airlines para promoção conjunta de voos com destino ao Brasil. As companhias aéreas construíram, em parceria com a Agência, estratégias para ampliar a utilização de Portugal e Panamá como hubs aéreos de conectividade da América do Norte e Europa com o Brasil.

Ainda no dia 27, a Embratur também assina o contrato de campanha cooperada com Viajes El Corte Inglês e Decolar.com; parcerias que já contam com novidades na forma de promoção dos destinos brasileiros. Por fim, assina parceria com a Gastromotiva, para promoção da gastronomia social nas ações da Agência no exterior. Todas as agendas contarão com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. O presidente participa também da abertura da Abav Expo, do lançamento da marca Visit Rio, da abertura do Workshop da Anseditur, do lançamento do Polo de Experiências do Sebrae e da coletiva de imprensa da Abav.

Lançamentos da Embratur
No dia 28, a Embratur fará o lançamento de um concurso que inaugura a política audiovisual da Embratur, com foco na atração de turistas estrangeiros. No mesmo momento, também assina acordo de parceria com a Bravi (Brasil Audiovisual Independente). Logo em seguida, a Agência fará o lançamento do Guia de Ações Climáticas para o Turismo, um produto da Fundtur e da Ong Green Initiative, que será promovido pela Embratur para todo o trade turístico nacional – Marcelo Freixo assina o prefácio do guia.

“São duas ações muito importantes que faremos durante a Abav, no audiovisual damos nosso primeiro passo numa política que é prioritária, as pesquisas demonstram o quanto hoje o consumo de filmes e séries define o destino da viagem de turismo de grande parte dos jovens. E o Guia de Ações Climáticas passa a ser nossa referência para o trade, do caminho que devemos seguir para tornar nossos destinos e serviços cada vez mais sustentáveis”, destacou Freixo.

Diálogo com o Trade
A equipe da Embratur cumprirá também uma extensa agenda na Abav Expo de diálogo com o trade turístico nacional. No primeiro dia do evento (27), no Workshop da Anseditur, o gerente de Feiras e Mercados Internacionais, Bruno Reis, apresentará as ações da Agência nas feiras do segundo semestre do ano, bem como o formato do novo roadshow “Galerias Visit Brasil”, que será realizado em Paris, Nova York, Roma, Londres e Miami. A coordenadora de Parcerias e Desenvolvimento de Mercados, Carina Câmara, e o assessor da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mateus José Alves Pinto, falam sobre “Tendências para a Promoção Internacional dos Destinos Turísticos” no mesmo evento.

No dia 28, a Embratur apresenta, na reunião do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), as prioridades para 2023 e perspectivas para 2024, com enfoque na qualificação do uso de dados, ações em mercados prioritários, e estratégias de sustentabilidade, audiovisual, afroturismo e inovação. No mesmo dia pela tarde será o momento em que a Embratur convida os participantes da Abav Expo para debater sobre os seus projetos em andamento. Entre as 14h e às 17h30, os gerentes e coordenadores da Agência vão se revezar no Auditório Ipanema para falar de inteligência de dados, estratégias para mercados prioritários, campanha para a Marca Brasil, Diversidade e Inclusão, captação de eventos internacionais, sustentabilidade e ESG, e inovação aplicada ao turismo, com foco nas pequenas e médias empresas.

No dia 29, último dia da feira, acontece o I Encontro Embratur & DMCs: O trabalho em rede na promoção internacional, que tratará sobre a estratégia de relacionamento de mercado da Agência. A Embratur ainda participa do Comitê de Inteligência da ABAV Expo, com debates sobre ESG e destinos turísticos.

Programa ABAV Hosted Buyers
A Embratur e a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) convidaram  representantes de operadores de turismo de 15 países para participar do “Programa ABAV Hosted Buyers Club”. Os 50 compradores selecionados participarão desta edição da ABAV Expo 2023 são dos seguintes países: EUA, México, Bolívia, Argentina, Reino Unido, Uruguai, Peru, Colômbia, Paraguai, Chile, Alemanha, Espanha, Portugal, Polônia e Itália. Durante a ABAV Expo, o grupo receberá uma capacitação sobre os destinos brasileiros, com enfoque em novas experiências e produtos. O grupo ainda terá reuniões e rodadas de negócios com os expositores da feira, com o objetivo de promover os produtos e serviços dos diversos segmentos do setor de turismo do Brasil. O programa foi feito em parceria com a ABAV e, além de participar da feira, o grupo de compradores já está no Brasil para conhecer atrativos turísticos de Foz de Iguaçu (PR) e do estado do Rio.

Assinatura de acordo com a Gastromotiva
A Embratur assinará, durante a ABAV Expo 2023, acordo de cooperação técnica com a ONG Gastromotiva para a promoção do turismo por meio da gastronomia social. A organização, liderada pelo chefe de cozinha David Hertz, oferece gratuitamente formação profissional na área de produção alimentar, e tem atraído chefs renomados de diversos países, que trocam experiência e conhecimento na cozinha da Gastromotiva. Com a parceria, a Gastromotiva passará a atuar nos eventos internacionais promovidos pela Embratur, como feiras e roadshows, por exemplo, com ações de live cooking. Um plano de trabalho conjunto definirá as ações de promoção da gastronomia brasileira no exterior nos próximos anos.

Promoção internacional dos resorts brasileiros

Para atrair para o Brasil os viajantes que buscam os famosos serviços “all inclusive”, a Embratur assinará, na ABAV Expo 2023, um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Resorts Brasil. A parceria inédita, já com plano de trabalho finalizado, pretende fazer a promoção dos 81 resorts brasileiro no mercado internacional, para ganhar competitividade, principalmente, na América Latina e disputar mercado com o Caribe, grande polo internacional de atração de turistas com esse perfil de consumo. Na parceria, estão previstas ações de promoção em campanhas publicitárias, participação nas feiras internacionais, como a FIT (Argentina) e a FITPar (Paraguay), e ações de qualificação do trade para melhor receber o turista estrangeiro.

Confira a programação completa da participação da Embratur na ABAV Expo:

27 de setembro

9h – Cerimônia de abertura da ABAV Expo
14h30 – Lançamento da Marca Visit Rio
15h – Capacitação da Embratur para buyers internacionais
15h – Abertura do Workshop da Anseditur
16h – Assinatura de acordo com a Copa Airlines
16h30 – Assinatura de acordo com Resorts Brasil
17h – Coletiva de imprensa da Abav Expo
17h20 – Workshop Anseditur. Tema: Tendências para a promoção internacional de destinos turísticos.
18h – Participação da Embratur no Lançamento do Polo de Experiências Sebrae.
19h – Assinatura de acordo com a Gastromotiva
19h15 – Assinatura de acordo com TAP Air Portugal
19h30 – Assinatura de contrato com Viajes El Corte Inglês


28 de setembro

9h30 – Participação da Embratur em reunião com o Fornatur
14h – Lançamento de concurso audiovisual
14h30 – Lançamento do Guia de Ações Climáticas para o Turismo
15h às 17h30 – Conexão Embratur: Estratégias de Promoção do Turismo:

  • Apresentação do Portal de Dados da Embratur
  • Apresentação da Campanha Marca Brasil
  • Novas Experiências para a Promoção Internacional – Diversidade & Inclusão – Apresentação do CAÊ
  • Turismo de Negócios e Eventos: Apresentação da Polícia de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais
  • Sustentabilidade e ESG, estratégias complementares para fortalecer o turismo internacional: Apresentação do Guia para a Adesão à Declaração de Glasgow
  • Google e EmbraturLAB: A digitalização do setor do turismo. Workshop de digitalização para PME´s (Pequenas e Médias Empresas)


29 de setembro

14h – I Encontro Embratur & DMCs: O trabalho em rede na promoção internacional
16h – Comitê de Inteligência na ABAV Expo:

  • Jornada ESG na ABAV Talks
  • Reunião Sebrae e Rota das Emoções

Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)


Compartilhar