Empreendedorismo tem alta histórica

22 de fevereiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Para ajudar a quem quer começar a empreender, Damião Moraes- diretor executivo da Somos Financeira- dá dica sobre negócios e gestão

Após quase dois anos do surgimento do primeiro caso de COVID-19 no país, o brasileiro tem dado sinais que está pronto para voltar a empreender. Segundo o último relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado por meio da parceria entre Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), a taxa de empreendedorismo potencial, composta por cidadãos que não têm um negócio, mas pretendem abrir uma empresa em até três anos, teve incremento de 75%.

Porém, antes de começar a investir no sonho de ter o próprio negócio, é necessário ter um bom planejamento, calcular riscos, avaliar possibilidades e aprender com os erros e acertos de outros empreendedores. Para ajudar nessa jornada rumo ao empreendedorismo, Damião Moraes, diretor executivo da Somos Financeira – empresa especializada em serviços financeiros criada em janeiro de 2021 e que já movimentou mais de R$ 4 milhões em empréstimo consignado em todo Brasil – responde algumas questões sobre como superar os desafios de abrir e gerenciar sua própria empresa. Confira abaixo:

  • Como conseguir crédito para começar a empreender?

Há diversas formas de se obter crédito para dar start no negócio. Entre elas, podemos citar plataformas como a ESTÍMULO, GYRA MAIS, BNDES microcrédito entre outras. Mas, é preciso ter um planejamento financeiro adequado na hora de buscar o crédito, entender que aquela dívida vai fazer parte da vida financeira da empresa por um bom tempo. O ideal é que o valor da parcela não ultrapasse 25% da receita líquida da empresa. É importante observar, ainda, taxas de juros, encargos e prazos disponíveis.

  • Quais os principais desafios que o empreendedor vai enfrentar neste período de retomada da economia e como superá-los?

A adaptação ao novo cenário; acompanhar as transformações; e entender as novas relações de consumo. Esses são os principais desafios de quem deseja virar um empreendedor. Acredito que o melhor caminho é o conhecimento, é a pesquisa, a busca de informação para inovar. Dessa maneira, é possível encontrar soluções para enfrentar este novo período.

  • Qual a melhor maneira de otimizar os processos operacionais?

Tenha uma boa estratégia para alcançar os objetivos: ferramentas adequadas e pessoas criativas são essenciais na jornada inicial de um novo negócio.

  • Qual o principal desafio que o mercado impõe para o gestor?

A volatilidade. O mercado vai exigir do empreendedor que ele tenha soluções rápidas e eficazes para os desafios que estão por vir.

  • Cite 5 dicas para quem pretende começar a empreender
  • Seja corajoso; 
  • Não tenha medo de errar; 
  • Tenha disciplina;
  • Se planeje; e
  • Saiba vender o sonho.

Dados do Ministério da Economia confirmam tendência de alta na abertura de novas empresas

De acordo com a última edição do boletim Mapa das Empresas do Ministério da Economia, cerca de 484 mil empresas fecharam as portas no segundo quadrimestre do ano passado, porém, outras 1.420.782 foram abertas — o que confirma que o brasileiro busca cada vez mais uma autonomia financeira. O número também é o maior da série histórica, iniciada em 2011, e 26,5% maior do que o observado no mesmo período de 2020. 

Sobre a Somos Financeira – Descomplicar serviços financeiros e entender qual que faz sentido para o estilo de vida de cada cliente. Esta é a proposta que os sócios Damião Moraes, Jéssica Pinto e Rodrigo Santos trazem com a Somos Financeira (www.somosfinanceira.com.br), empresa especializada em serviços financeiros criada em janeiro de 2021 e que já movimentou mais de R$ 4 milhões em empréstimo consignado em todo Brasil.

A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro, conta com um time formado por 50 profissionais e oferece serviços de empréstimos consignados como o empréstimo simples, refinanciamento, portabilidade e cartão de crédito consignado.

La Presse,.


Compartilhar