Empresa inovadora descomplica processos de certificação e oferece soluções ‘ESG’ para o agronegócio
18 de novembro de 2022Acreditada internacionalmente, Neocert reúne time experiente e multidisciplinar que entende que os dados podem orientar clientes rumo a uma produção sustentável
Ir muito além da certificação florestal. Essa é a proposta da Neocert, startup que tem o objetivo de descomplicar a jornada dos empreendedores dos setores florestal e do agronegócio. A empresa, instalada no polo tecnológico do Vale de Piracicaba, interior de São Paulo, reúne um experiente time na área de certificação, que entende que os dados extraídos durante os processos podem ser revertidos em ações de sustentabilidade para os negócios, gerando credibilidade e entregando valor para a sociedade.
Como certificadora, a empresa é acreditada internacionalmente nas principais normas e habilitada para realizar auditorias florestais independentes em contratos de concessão florestal pública e certificação de bem-estar animal desde setembro de 2021. Também conduz processos de due diligence — verificação minuciosa da legalidade de uma matéria-prima ao longo do ciclo de produção, identificando e mitigando riscos — nas cadeias produtivas do setor florestal e do agronegócio.
“A Neocert nasceu de um incômodo. As certificações são processos longos e burocráticos que geram um volume enorme de informação. Grande parte acaba sendo descartada no final. Mas sabemos que esses dados são valiosos e fundamentais para a tomada de decisão, principalmente em gestão e transparência. Tem tudo a ver com o movimento das empresas que, no mundo todo, têm procurado demonstrar o fortalecimento da sua governança socioambiental e dar transparência às suas práticas através dos pilares de ESG”, aponta Daniele Rua, diretora de inovação e comunicação da Neocert.
A mecânica da certificação, atualmente, acontece “da porteira para fora”: um selo no produto garantindo sua procedência. O desafio da Neocert, portanto, é implementar processos que também gerem valor “da porteira para dentro”. Para certificações florestais FSC e PEFC, por exemplo, a solução Smart NeoBI traz os resultados do processo de auditoria por meio de dashboards que permitem à organização explorar e visualizar graficamente seus dados de desempenho, a qualquer tempo e momento, ao longo do ciclo de certificação.
ESG na prática
É justamente na área de ESG (do inglês, Environmental, Social e Governance) que a empresa vem desenvolvendo tecnologia e expertise em análise de dados que garantem uma visão preditiva. Essa análise apoia a diminuição de riscos e a tomada de decisões assertivas para uma melhor performance econômica de produtores rurais e de empresas do setor florestal. “Até pouco tempo atrás as análises de risco ESG eram meramente financeiras. Hoje, não dá mais para separar os recursos naturais dos recursos de produção. Solo, água e agricultura são fatores produtivos. Quem gere esses elementos de forma adequada prova que está cuidando bem do próprio negócio”, explica Laura Prada, diretora de AgroAnalytics ESG da Neocert.
Neste contexto de criação de soluções em analytics para a sustentabilidade, uma delas é o “Score de Performance ESG”, serviço que estará disponível ainda em 2022 no mercado. Através do mapeamento dos principais temas materiais de cada negócio e análises integradas de diversos indicadores internacionais de sustentabilidade, o sistema gera um escore do desempenho ESG da organização, indicando pontos fortes e fracos. Essa análise permitirá que as empresas façam os ajustes necessários para melhorar seu desempenho e produtividade e aumentem as chances de acesso a mercados e recursos financeiros diferenciados.
No caso específico da necessidade de empreendimentos demonstrarem suas práticas ESG ao mercado, partes interessadas e acionistas, a Neocert disponibiliza soluções de “Verificação de Relatório de Sustentabilidade da Organização” – tendo como base fundamental as normas do Global Reporting Initiative (GRI) e Sustainability Accounting Standards Board (SASB) – como forma de atestar a credibilidade das informações apresentadas.
Astartup desenvolveu, também, o Selo “Neocert Carbono Zero”, voltado a todos os setores, que valida inventários de emissões de GEE (gases de efeito estufa) e apoia empresas a estabelecer um programa de gerenciamento para reduzir e compensar essas emissões.
NeoExperience
Atualmente, boa parte das certificações disponíveis no mercado tem validade pré-determinada e é creditada às propriedades ao final de uma extensa verificação e adequação das instalações. Para que as empresas estejam mais bem preparadas e atinjam melhores resultados, a Neocert possui uma área de educação corporativa, batizada de NeoExperience, focada em treinamentos de sustentabilidade – inclusive, é credenciada para a formação de auditores. Além disso, a startup produz conteúdo aberto ao público, como o podcast NeoExplica, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. A série “Explica Esse Rolê”, por exemplo, traduz termos caros como “bioeconomia”, “lifelong learning” e “serviços ecossistêmicos”.
Comuniquese,.