Empresas começam a se preocupar com proteção de dados pessoais
25 de maio de 2021Após a Lei de Proteção de Dados vigorada em 2020, instituições devem garantir segurança de informações dos seus clientes
O território da internet está repleto de dados e informações pessoais por diferentes cantos do país e do mundo. Redes sociais, empresas de e-commerce, sites de órgãos públicos, entre outros, surgem como um dos principais alvos de golpistas para conseguir vantagens e fraudes por todo o canto.
O vazamento desses dados sempre causa impacto e é amplamente divulgado pela mídia. Na maioria das vezes, as empresas que guardam essas informações são as culpadas pelo vazamento, geralmente por não investirem em programas de segurança e ficarem mais suscetíveis a ataques.
Diante desse cenário, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), promulgada em 2018, veio para garantir que as instituições protejam ao máximo os dados de seus clientes. Essa lei trata-se de garantir o direito à privacidade e proteção de informações pessoais, através de práticas seguras e proteção dos direitos fundamentais.
De acordo com essa lei, a partir de agora, as empresas necessitam realizar diversas auditorias, a fim de ter um controle das informações, além de uma aderência com 20 atividades de tratamento, mediante a revisão e criação de documentos (contratos, termos e políticas) para uso interno e externo na instituição.
A LGPD começou a vigorar em 2020, ou seja, ainda está engatinhando no mercado de uma forma geral. Muitas empresas e órgãos públicos ainda não se atentaram a esses problemas e correm perigo de ter suas informações vazadas.
Um exemplo desses casos é consultar multas pela placa na internet, pois alguns hackers podem acabar fraudando essas informações no momento em que o usuário pesquisar a quantidade de infrações no site do Detran.
Outro exemplo que pode causar um grande impacto é o vazamento de dados pessoais como RG e CPF por bancos ou escritórios de advocacia. Esses locais são onde as pessoas mais buscam estar seguras com suas informações, ou seja, fraudes e constrangimento de suas informações podem ser maléficos para a imagem desses lugares.
A garantia na segurança das informações deve estar na consciência de cada empresa responsável por elas e os riscos devem ser dimensionados. Agora, com a LGPD, o cidadão poderá ter a tranquilidade nos locais onde vai sabendo que seus dados estão sendo respeitados.
Por Luisa Pereira