Empresas investem em felicidade no trabalho e apoiam eventos que promovem bem-estar e saúde mental
Espaço interativo da Lunelli durante o VII Congresso Internacional de Felicidade. Crédito: Lis Guedes

Empresas investem em felicidade no trabalho e apoiam eventos que promovem bem-estar e saúde mental

22 de novembro de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
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O VII Congresso Internacional de Felicidade atraiu marcas como: Banco CNH e New Holland, Colégio Positivo, O Jogo da Vida, Pós PUCPR Digital, Metalus, Helisul, Lunelli e Ibema

Lívia Azevedo, diretora de Felicidade da Heineken Brasil, apresentou case durante o VII Congresso Internacional de Felicidade. Crédito: Melito

O VII Congresso Internacional de Felicidade, realizado em novembro de 2024 em Curitiba, reuniu mais de 2 mil pessoas e atraiu o patrocínio de grandes marcas, como Banco CNH e New Holland, Colégio Positivo, O Jogo da Vida, Pós PUCPR Digital, Metalus, Helisul, Lunelli e Ibema. Essas empresas, atentas ao valor da felicida de e do bem-estar para a produtividade, têm intensificado o apoio a eventos que incentivam uma cultura de saúde mental e equilíbrio emocional.

Para muitas organizações, a busca por uma conexão mais autêntica entre bem-estar e trabalho já se estende além do ambiente interno, buscando impactar também o público externo, cada vez mais engajado com o tema. O Congresso de Felicidade, por exemplo, integra a saúde física e mental, proporcionando debates com renomados especialistas e discussões sobre os pilares da felicidade.

Gustavo Arns, idealizador do Congresso e mestre em estudos da felicidade pela Centenary University, destacou a crescente relevância do tema desde a criação do evento, em 2016. “A principal reflexão, desde o início da ciência da felicidade, é o que faz a vida valer a pena. O Congresso Internacional de Felicidade é um convite para que todos estejam abertos a receber novas respostas e a fazer novas perguntas”, afirmou Arns na abertura.

O apoio das empresas ao evento reflete esse movimento. Erika Michalick, gerente de Sustentabilidade da CNH para a América Latina, destacou a importância do patrocínio. “Nossa empresa tem o compromisso de colaborar com iniciativas voltadas à saúde, bem-estar e sustentabilidade. Entendemos que este evento é parte de discussões essenciais para uma vida equilibrada e feliz”, afirmou.

Para Vinicius Matiello, analista de endomarketing da Lunelli, patrocinar o Congresso de Felicidade reflete o compromisso da empresa com o bem-estar. “A nossa missão é melhorar a vida das pessoas por meio de nossos produtos e serviços. A felicidade é uma construção, e buscamos fomentá-la em nossos colaboradores e clientes”, destacou Matiello.

A Felicidade como Estratégia Corporativa

Durante o Congresso, Juliana Sawaia, cientista e pesquisadora da felicidade no trabalho, apresentou estudos que reforçam a conexão entre felicidade e produtividade. “Equipes felizes são 25% mais produtivas e colaboram melhor. Em um estudo com mais de 1.500 empresas americanas, observou-se que, quanto maior o índice de bem-estar, maior o lucro”, explicou Sawaia, enfatizando o impacto positivo da felicidade nos negócios.

A Heineken Brasil, que recentemente criou uma área de Felicidade, apresentou seu case de sucesso no Congresso. Lívia Azevedo, diretora de Felicidade da empresa, ressaltou a estratégia adotada: “A felicidade é parte do nosso negócio. Realizamos pesquisas quinzenais com nossos colaboradores, alcançando uma taxa de resposta de 82%, o que nos oferece insights essenciais”. A marca também formou 1.400 “embaixadores da felicidade” para promover boas práticas em todas as unidades, ampliando o impacto interno da iniciativa.

Pequenas Ações, Grandes Impactos

Henrique Bueno, especialista em Felicidade Corporativa e mestre em Psicologia Positiva, refletiu sobre a abordagem das empresas em relação à saúde mental. “Muitas organizações acreditam que a solução está em benefícios externos, mas, na verdade, pequenas ações consistentes podem mudar tudo. A crise de saúde mental é, em parte, uma crise de estilo de vida”, afirmou Bueno, incentivando ações contínuas para um ambiente corporativo mais feliz.

Eventos como o Congresso Internacional de Felicidade sinalizam uma mudança na forma como as empresas enxergam o bem-estar. Com o apoio dessas marcas, a felicidade deixa de ser uma meta individual e passa a ser uma estratégia corporativa, impulsionando a produtividade e reforçando um novo compromisso com a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Sobre o Congresso Internacional de Felicidade

O Congresso Internacional de Felicidade reúne os maiores palestrantes do Brasil e do mundo para abordar o tema da felicidade a partir da ciência, arte, filosofia e espiritualidade. É um mergulho profundo de autoconhecimento e autodesenvolvimento pessoal e profissional. Um momento de reflexão acerca do que é a Felicidade e como podemos ser mais felizes a partir de múltiplos olhares com uma visão integral do ser humano. Mais informações no site https://www.congressodefelicidade.com.br/ 

Aline Cambuy / Talk Comunicação


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