Entenda a criação do ODS de combate ao racismo anunciado pelo presidente Lula na ONU

Entenda a criação do ODS de combate ao racismo anunciado pelo presidente Lula na ONU

20 de setembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Medida é uma iniciativa do MIR em parceria com o BNDES e o MPI

Em discurso na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (19), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou o compromisso do governo brasileiro em combater as desigualdades raciais. Na ocasião, o presidente apresentou o compromisso de criar o 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“No Brasil, estamos comprometidos a implementar todos os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, de maneira integrada e indivisível. Queremos alcançar a igualdade racial na sociedade brasileira por meio de um décimo oitavo objetivo que adotaremos voluntariamente”, disse o presidente.

A criação do novo ODS é uma ação do Ministério da Igualdade Racial (MIR) em articulação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI).

De acordo com ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o novo objetivo vai contar com onze metas e tem entre as prioridades combater o homicídio de jovens negros e indígenas e o feminicídio.

“Trabalhamos na construção de 11 metas, entre elas, buscar a igualdade racial com o aperfeiçoamento e a consolidação de políticas de ações afirmativas e eliminar todas as formas de violência contra afrodescendentes e povos originários nas esferas pública e privada, em particular o homicídio de jovens e o feminicídio”.

A expectativa é de que o Brasil possa, por meio do exemplo, influenciar outros países a adotarem medidas de combate ao racismo numa esfera global.

Ministério da Igualdade Racial


Compartilhar