Escolha de lona de caminhão depende do tipo de carga e modelo do veículo

Escolha de lona de caminhão depende do tipo de carga e modelo do veículo

13 de maio de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Para cargas a granel, como grãos, o ideal é utilizar lona confeccionada em PVC

O transporte seguro de cargas depende de vários fatores, como manutenção em dia do caminhão e prudência do condutor. A lona utilizada para cobrir a mercadoria durante o trajeto também tem fundamental importância para evitar o derramamento de resíduos nas rodovias e vias públicas, diminuindo assim o risco de acidentes e prejuízos no transporte da safra. No entanto, é preciso pensar na proteção mais adequada, que vai depender do tipo de carga, modelo e tamanho do veículo.

-Material da lona

O tipo de carga que será transportado é um dos principais itens a ser avaliado para a escolha correta da proteção.

Segundo Aureovaldo Casari, gerente comercial da Cipatex®, da fabricante de lonas para caminhão “Toda Carga”, a lona de PVC, por exemplo, é indicada para cargas a granel, como grãos, areia, pedra, cimento, carvão e adubo, além de outras cargas secas, como sacarias. Quando produzida com material de qualidade, apresenta alta durabilidade, resistência contra mudanças climáticas, com proteção contra raios UV e impermeável.

Para proteger caixas de verduras e legumes a recomendação é utilizar a lona de algodão.  Como permite boa circulação de ar, pode cobrir produtos sólidos e aerados.

A de tela é mais usada para proteger a caçamba e aplicada para cobrir caminhões que transportam sucatas, entulhos e lixo.

A lona em polietileno ou plástica é mais simples, de baixa densidade e de menor resistência, sendo indicada para uso temporário.

-Modelo e tamanho do caminhão

Além de levar em conta o tipo de carga e matéria-prima da lona, o caminhoneiro deve observar o modelo do caminhão, formato e dimensões da carroceria. Se a proteção não cobrir toda a carga pode ocorrer o derrame da mercadoria nas estradas e vias públicas, o que pode causar prejuízos e acidentes.

Ao utilizar uma lona pequena demais, a carga fica desprotegida e pode sofrer danos com o sol intenso, chuva e vento. Se for muito grande, pode ficar frouxa e acabar se soltando da carroceria com mais facilidade.

Portanto, calcular as proporções necessárias para cobrir totalmente a carga é fundamental. As medidas variam muito e para um caminhão 3/4, por exemplo, os tamanhos de lona indicados são 5X4m, 6X4m ou 6X4m, para um treminhão, 10,5X5,5m.

-Qualidade e manutenção da lona

Após considerar o tipo de lona, o modelo do caminhão e dimensões da carroceria, a qualidade do material utilizado na confecção da proteção deve ser levada em conta para ter um produto durável e garantir mais segurança no transporte. “A qualidade do acabamento da lona, costura, emendas, argolas ou ilhoses pode fazer muita diferença na vida útil da peça”, comenta Casari.

Seguir os cuidados recomendados pelo fabricante, realizar a manutenção e armazenamento adequados são imprescindíveis para garantir a durabilidade da peça. Arrastar a lona sobre superfícies ásperas e pontiagudas, além de guardá-la suja ou molhada podem danificar o material.

Sobre o Grupo Cipatex®

Há 58 anos o Grupo Cipatex® oferece ao mercado soluções confiáveis e inovadoras em revestimentos sintéticos, buscando sempre uma posição de vanguarda, com responsabilidade social e ambiental. Criada em 1964, a companhia se diversificou constantemente e hoje conta com uma linha de produtos que atende aos setores de calçados, piscinas, bolsas e acessórios, utilidades domésticas, construção, móveis, vestuário, automóveis, esporte e lazer, brindes, material escolar e comunicação visual. Por essa dedicação tornou-se líder na fabricação de revestimentos sintéticos.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Fabiana Groppo – Consultora de Comunicação

 (19) 971659726 – imprensa@cipatex.com.br


Compartilhar