Especialista tira dúvidas sobre doença que deixou Papa sem andar

5 de julho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Recentemente, o Papa Francisco fez aparições usando uma cadeira de rodas para se locomover. O médico ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa, Dr. Luiz Felipe Carvalho, revelou qual a doença do pontífice e as principais dúvidas sobre ela.  

1- Qual a doença do Papa Francisco?

O médico começou revelando que o Papa sofre de artrose. “Artrose é um desgaste da articulação que acomete milhões de pessoas no mundo inteiro.”

A osteoartrite também é chamada de osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

É uma condição que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem das articulações e por alterações nos ossos, entre elas, os osteófitos, conhecidos como “bicos de papagaio”.

2- Como prevenir a artrose?

O médico afirmou que se pode prevenir artrose muito precocemente. “A artrose do joelho tem um grau que é fator intrínseco que é a genética. Então, na verdade, se na sua família tem alguém com artrose, é bem provável que você vá ter também. Com essa base de informação você já pode cuidar da alimentação, comer alimentos menos inflamatórios, retirar glúten, açúcares e laticínios das suas refeições. Outro fato importante para quem tem artrose é a prática de exercícios físicos com boa movimentação, mas sem impacto nos joelhos”, disse.

3- Qual a gravidade da artrose?

O Dr. Luiz Felipe explicou que a artrose, dependendo do grau, ou seja, “se o paciente esperar muito tempo para iniciar o tratamento, ele pode ter só a prótese como alternativa.” Ao todo, a doença tem 5 graus de gravidade.

“Só que hoje em dia, por exemplo, o Papa pode ser tratado com células tronco. Com isso, ele pode recuperar e melhorar a qualidade de vida dele.

Sobre o Dr. Luiz Felipe Carvalho

Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa. Já tratou grandes atletas como o tenista uruguaio Pablo Cuevas, o jogador de futebol Rodrigo Dourado e o Ferreirinha do Grêmio. Além do tenista Argentino naturalizado Uruguaio Pablo Cuevas que faz tratamento com célula tronco desde 2017 melhorando muito sua performance avançando no ranking desde então.

O Gaúcho possui um profundo conhecimento sobre os modernos procedimentos cirúrgicos da coluna vertebral e também trabalha com técnicas minimamente invasivas. É diplomado pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM), e pelo grupo Latino Americano ORTHOREGEN. Atualmente está estruturando o serviço de Medicina Regenerativa no Blanc Hospital em São Paulo.

MF Press Global


Compartilhar