Espetáculo sul-mato-grossense compõe a programação do 18º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre
22 de outubro de 2024“Procedimentos #6” desembarca no RS para o festival, que marca a retomada de grandes eventos culturais na cidade após as enchentes
Com teatro, dança, música, circo e muito mais, o 18º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre está chegando. Tradicionalmente realizado em maio, ele marca a retomada dos grandes eventos culturais na Capital Gaúcha após as enchentes, e ocupará nove teatros e centros culturais pela cidade, além de parques e praças e de sessões em Canoas e Gravataí, na Região Metropolitana. A programação, que ocorre de 31 de outubro a 14 de novembro, conta, entre as 41 atrações que contemplam o evento, com o espetáculo “Procedimentos #6”, de Jackeline Mourão e Reginaldo Borges, que leva a representatividade da cultura do Mato Grosso do Sul para o público gaúcho.
O espetáculo terá apresentação única no Teatro Oficina Olga Reverbel, no dia 08 de novembro, sexta-feira, a partir das 19h. Em “Procedimentos #6”, a arte de desaparecer é explorada em um contexto onde o efêmero assume o papel de testemunha. A encenação desafia as fronteiras entre o real e o imaginário, tecendo paisagens em que a imagem se converte em uma sobreposição de memórias, como ecos distantes de tempos já vividos. A fragilidade do corpo é tratada como matéria sensível, distorcida por códigos que se entrelaçam entre o visível e o intangível. Nesse processo, Jackeline Mourão e Reginaldo Borges encontram nos gestos do presente as marcas de um passado redescoberto, conduzindo o espectador por uma jornada onde o registro é fluido e a presença, volátil.
O 18º Palco Giratório Sesc em Porto Alegre conta com espetáculos de todas as regiões do país, incluindo apresentações do Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. Os ingressos estão disponíveis nas Unidades Sesc/RS, no site do projeto e, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria dos respectivos teatros.
Programação – 18º Palco Giratório Sesc
Procedimentos #6
Jackeline Mourão e Reginaldo Borges (MS)
Como criar um desaparecimento em um lugar onde o efêmero é um registro? Na tentativa de embaçar os limites entre o real e o imaginário, o espetáculo aciona dispositivos que articulam paisagens, onde a imagem é trabalhada como uma memória de memórias, acionando códigos que distorcem a matéria visível e frágil do corpo. Nos procedimentos, Jackeline Mourão e Reginaldo Borges redescobrem os vestígios do passado a partir dos gestos do presente.
Data: 08/11
Horário: 19h
Local: Teatro Oficina Olga Reverbel (Praça Mal. Deodoro, s/n, Centro)
Classificação etária: Livre
Duração: 36 minutos
Gênero: Dança
Ficha Técnica:
Concepção e direção: Jackeline Mourão
Criação, coreografia e performance: Jackeline Mourão e Reginaldo Borges
Criações e manipulação interativa de imagem e som: Reginaldo Borges
Co-criação visual e trilha sonora: Rafael Mareco
Assessoria artística: Renata Leoni
Produção técnica: Maura Menezes
Produção executiva: Renata Leoni
Figurinista: Dayane Bento
Criação de cenário: Reginaldo Borges
Paratextos: Febraro de Oliveira
Fotografias: Helton Perez (Vaca azul)
Desenho gráfico: Jonatan Kluk
Assessoria de imprensa
Moglia Comunicação – sesc@moglia.com.br
Jéssica Mello – (51) 99546-6464
Denis Machado – (51) 99665-3484
Luis Henrique Cunha – (51) 99472-9559
Eduardo Lesina – (51) 99769-2379