Estudantes da ETT atuam na Central de Atendimento da Dengue

Estudantes da ETT atuam na Central de Atendimento da Dengue

11 de maio de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Estagiários do curso técnico em Enfermagem colocam em prática os aprendizados da sala de aula e contribuem com o combate à epidemia em Joinville 

O aprendizado “mão na massa” potencializa o conhecimento, prepara os estudantes para a realidade do mercado de trabalho e desenvolve habilidades necessárias para o exercício da cidadania e da responsabilidade social. 

Certo de que esse é o melhor caminho para a formação profissional de qualidade, a Escola Técnica Tupy encaminhou sete estudantes do curso técnico em Enfermagem para a Central de Atendimento da Dengue montada na UniSociesc Campus Park, em Joinville.  

A Central de Atendimento é uma parceria entre a Prefeitura de Joinville e a UniSociesc – instituição que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas de ensino do país. No local são atendidos pacientes com suspeita de dengue, que tenham mais de 15 anos e que apresentem sintomas leves e moderados. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, da 8h às 17h, na rua Pref. Helmuth Fallgatter, 3.333, no bairro Boa Vista. 

Segundo a coordenadora do curso técnico de Enfermagem da ETT, Shadya Koffke do Amaral, os estudantes do terceiro semestre do curso aproveitam a oportunidade para cumprir o estágio curricular supervisionado obrigatório. “Temos, atualmente, sete estudantes atuando nos turnos matutino e vespertino”, diz. 

Entre as atividades realizadas na Central de Atendimento da Dengue pelos futuros técnicos em Enfermagem estão o acolhimento da população, orientações de saúde, procedimentos de triagem, checagem de sinais vitais, coleta de exames laboratoriais, punção venosa e administração de medicamentos. 

Cidadania e responsabilidade social 

As atividades desenvolvidas pelos estudantes na Central de Atendimento, explica a professora Shadya, são competências do técnico em Enfermagem previstas no Código de Deontologia da Enfermagem. Todos os estagiários da ETT são supervisionados pela enfermeira e preceptora de estágio Cristiani Bandeira Farias. No local, eles atuam em conjunto com alunos da graduação em Enfermagem, Biomedicina e Farmácia da UniSociesc. 

“Ainda que o estágio na rede de atenção básica seja uma atividade curricular obrigatória, necessária para a formação técnica em Enfermagem, a atuação dos nossos estudantes na Central de Atendimento da Dengue incentiva a prática da responsabilidade social frente à epidemia que estamos enfrentando”, comenta a coordenadora. 

Na avaliação de Shadya, a participação dos estudantes da ETT nas ações municipais de controle da doença e no atendimento à população contribui não apenas para a formação técnica, mas também para a formação humana dos futuros profissionais de Saúde. “Nossos estudantes já participaram de outras atividades e campanhas da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville, como a vacinação contra a poliomielite no semestre passado.” 

Formação por competências 

O Plano Curricular do curso técnico em Enfermagem da ETT prioriza o aprendizado por competências. “Nosso método de ensino é integrado e composto por Unidades Curriculares, com ementas que visam à formação técnico-científica para assegurar um profissional qualificado e que desempenhe uma atenção segura”, detalha Shadya. 

A coordenadora do curso explica ainda que a ETT entende como essencial a formação de competências e habilidades humanas para um atendimento humano e ético. Por isso, oferece as unidades curriculares de Vida e Carreira e Projetos de Extensão e mantém as aulas dos cursos técnicos no mesmo ambiente da graduação, como forma de estimular a vivência do trabalho em meio a equipes multiprofissionais e interdisciplinares. 

Por Graziela Lindner


Compartilhar