Estudo da IDC Brasil aponta crescimento nas vendas de impressoras à tinta e queda nos modelos a laser

9 de junho de 2021 Off Por Ray Santos
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O mercado total caiu 0,8% no 1º trimestre de 2021, de acordo com o IDC Brazil Quarterly Hardcopy Tracker Q1/2021

São Paulo, 9 de junho do ano 2021 – Nos últimos meses de 2020 o mercado brasileiro de impressão reagiu, mas o ano começou e as vendas de impressoras caíram. No primeiro trimestre de 2021 foram comercializados 654.228 equipamentos, 0,8% a menos em relação ao mesmo período de 2020. Por categoria, foram 559.630 modelos jato de tinta, crescimento de 3,3%; 93.187 a laser, queda de 20%, e 1.411 matriciais, alta de 39,8%. Deste volume, 444.797 foram para o varejo e 209.431 para o mercado corporativo. Os dados são do IDC Brazil Quarterly Hardcopy Tracker Q1/2021, estudo realizado pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

“O mercado de impressoras tem sofrido muito, especialmente o de modelos a laser, que é mais orientado ao mercado corporativo. Segundo os distribuidores, algumas empresas começaram a retomar seus negócios, ainda que em um ritmo mais lento, e outras voltaram a ter atividades presenciais, mas foram novamente impactadas no início de março quando a pandemia alcançou recordes no Brasil e o comércio voltou a ter regras mais rígidas de funcionamento”, explica Rodrigo Pereira, analista de Consumer & Commercial Devices da IDC Brasil. Além disso, completa Rodrigo, “há outros fatores que tornam a recuperação mais lenta, como a escassez de insumos, o dólar alto e a própria falta de produtos no Brasil“.

Já o segmento de inkjet, segue com aparelhos tanque de tinta ganhando a preferência do consumidor – dos 559.630 vendidos, 311.767 foram dessa categoria -, porém, o dólar e os preços mais altos abriram espaço para que os equipamentos com cartucho de tinta voltassem a ter presença no mercado, com um crescimento de 4,2% contra 2,5% dos equipamentos de tanque de tinta. “Em um cenário com demanda e preços altos, o segmento de máquinas com cartucho encontrou uma oportunidade, ganhou um pouco mais de espaço e contribuiu para o crescimento de 3,3% do mercado à tinta total“, explica o analista da IDC Brasil. Segundo ele, seja pelo preço competitivo ou pela durabilidade dos suprimentos, as impressoras à tinta têm conquistado pequenas e médias empresas, refletindo a transformação e a mudança de paradigma que vêm acontecendo também em outros mercados.

Em termos de receita, o estudo da IDC Brasil mostra que o mercado brasileiro de impressão fechou o 1º trimestre com R$878,2 milhões, 22,3% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, sendo R$617,2 milhões gerados pelas vendas de máquinas inkjet, R$258,8 milhões de vendas de impressoras a laser e R$3,2 milhões de matriciais. Da receita total, o mercado corporativo respondeu por R$489 milhões e o varejo por R$389 milhões.

Sobre a IDC – International Data Corporation (IDC) é líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para os mercados de tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia de consumo. Com mais de 1.100 analistas em todo o mundo, a IDC fornece conhecimentos globais, regionais e locais sobre tendências e oportunidades em tecnologia e indústria em 110 países. A análise e o conhecimento da IDC ajudam os profissionais de TI, executivos e a comunidade de investimentos a tomar decisões fundamentadas sobre a tecnologia e atingir os principais objetivos comerciais. Fundada em 1964, a IDC é uma subsidiária da IDG, a principal empresa de tecnologia, pesquisa e mídia de eventos do mundo.
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