Europa consumirá 53,7 milhões de sacas de café em doze meses

Europa consumirá 53,7 milhões de sacas de café em doze meses

18 de junho de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Consumo europeu representará 30% da demanda mundial, Ásia & Oceania – 26%, América do Norte – 17,5%, América do Sul – 15,9%, África – 7%, e Caribe, América Central & México – 3,6%

O total da demanda mundial de café estimada para o período acumulado de doze meses, no caso de outubro de 2023 a setembro de 2024, com base em dados preliminares levantados, deverá totalizar 177 milhões de sacas de 60kg, volume físico que representará um aumento de 2,2% em relação ao que foi consumido no mesmo período anterior, o qual atingiu 173,1 milhões de sacas.

Neste mesmo contexto, vale também destacar que o total da produção mundial de café estimada, para o acumulado do mesmo período, deverá somar em torno de 178 milhões de sacas, safra global que será superior em apenas um milhão de sacas, na comparação com o consumo estimado citado. Contudo, em relação à safra anterior, tal estimativa representará um aumento de 5,8%, haja vista que a produção global anterior foi calculada em 168,2 milhões de sacas.

Com relação especificamente à produção mundial, verifica-se que a safra exclusivamente da espécie de Coffea arabica (arábica), por ter sido calculada em 102,2 milhões de sacas, representará 58% da global, e, adicionalmente, que os cafés da espécie de Coffea canephora (robusta+conilon), cuja safra foi prevista em 75,8 milhões de sacas, representarão 42% da produção mundial de café, caso esses números de fato se confirmem em setembro de 2024.

Antes de prosseguir com mais destaques e apontamentos desta análise da performance da cafeicultura global, com destaque principal para o desempenho do ano-cafeeiro ainda em curso, convém esclarecer que tal estudo e divulgação teve como base e fonte principal de consulta o Relatório sobre o mercado de Café – Maio 2024, da Organização Internacional do Café – OIC, o qual está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café.

Leia esta ANÁLISE/DIVULGAÇÃO na íntegra na página da EMBRAPA CAFÉ e do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café.

Conheça o acervo de publicações da Embrapa Café e baixe os arquivos pelo link https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes. Acesse também todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura no Observatório do Café.

Chefia de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Embrapa Café

Observatório do Café


Compartilhar