Ex-deputado Walter Carneiro foi um dos mentores da emancipação de Japorã

1 de maio de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Walter Carneiro Júnior e seu pai, Walter Benedito Carneiro tiveram suas fichas abonadas por Teresa Cristina

Willams Araújo

Com apenas 30 anos de emancipação político-administrativa, completados neste sábado (30), os moradores do município de Japorã têm muito a festejar nesta data histórica. 

O ex-presidente da Assembleia Legislativa, ex-deputado Walter Benedito Carneiro, lembra como se fosse hoje todo o processo de emancipação da simpática cidade.

Localizado na região Cone Sul do Estado, a criação do município teve a participação importante do então presidente da Assembleia, que é pai do advogado Walter Carneiro Júnior, ex-diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e hoje pré-candidato do PP (Progressistas) a uma cadeira da Câmara Federal.

“O primeiro projeto de emancipação político-administrativa do então distrito de Japorã, foi de nossa autoria que, no entanto, não pode ser concluído porque o distrito não concluiu os ditames da lei, quer seja , população, eleitores, e arrecadação de tributos. No entanto, me sinto como partícipe da criação do município. Parabéns, Japorã, que continue participando do desenvolvimento do nosso Estado. Parabéns, Parabéns”, festou Walter Benedito Carneiro.

O ex-parlamentar recorda-se que apresentou a proposta de emancipação a pedido do então secretário de Estado de Administração, Gazi Sgaib, do governo de Pedro Pedrossian,  do qual foi líder na Assembleia Legislativa.

Um dos grandes expoentes do PTB em Mato Grosso do Sul, Walter Benedito Carneiro filiou-se ao PP no começo de abril deste ano e teve a sua ficha abonada pela ministra da Agricultura, hoje deputada federal e pré-candidato ao Senado, Teresa Cristina.

Político conceituado no Estado, o ex-deputado teve papel fundamental na emancipação de outros municípios, como o projeto de lei que criou Douradina e Júti, este último desmembrado de Caarapó.

Criou ainda vários distritos, como Cruzaltina em Douradina; Vila Formosa, em Dourados; Presidente Castelo em Deodápolis; Morraria do Sul, em Bodoquena; Santa Terezinha, em Itaporã, além da denominação de Distrito de Indápolis, em Dourados.

HOMENAGEM

Autor da Lei Estadual (nº 800, de 14-12-1987) que criou o município de Juti, Walter Benedito Carneiro foi homenageado no dia 23 de setembro do ano passado, em jantar oferecido pelo prefeito Gilson Cruz, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a população local.

Willams Araujo


Compartilhar