Fabio Vidal ministra oficina gratuita de contação de histórias no TCA

7 de julho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O ator e diretor Fabio Vidal ministrará a oficina gratuita “Autobiografia Cênica – Contação de Suas Histórias”, nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de julho, das 18h às 21h, na Sala Cia de Teatro, no TCA. As inscrições para a oficina estão abertas e podem ser feitas até o dia 8 de julho por meio do formulário disponibilizado: https://forms.gle/ezKDAC2yGMQX12vz6.

O projeto, voltado a estudantes e profissionais do campo das artes, compartilha técnicas e pesquisas estéticas utilizadas no processo criativo do espetáculo Monólogo das Sombras, que está em cartaz até 24 de julho, de sexta a domingo, às 20h, na Sala do Coro do TCA. O objetivo do curso é oferecer campo expressivo para que experiências vividas sejam trazidas à tona. 

Através de exercícios, jogos, análises e experimentações, a oficina propiciará aos inscritos que histórias sejam narradas e vividas, buscando encontrar um ponto de intensidade do contador que efetive sua comunicação com a platéia. 

“A ideia é utilizar ferramentas como essas para criação cênica, contando com o público no aqui e agora, desenvolvendo expressividades, comunicação e acionando o lado criativo para experimentar o seu viés autoral em situações de improviso além de estabelecer dessa maneira um encaminhamentos de auto-biografias na cena”, destaca Vidal.

A oficina pretende que cada participante desenvolva um modo próprio para se tornar um contador ao trabalhar a expressão vocal e corporal, bem como adentrar em elementos técnicos dramatúrgicos que auxiliam na contação, como pausas, ritmos, velocidade, suspense, apartes-comentários, personagens e personas.

O Monólogo das Sombras é uma realização do Território Sirius Teatro, com produção da Multi Planejamento Cultural. O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Teatro 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Biz Comunicação Integrada


Compartilhar